1ªDCCIBER indicia duas pessoas por golpe do ‘falso leilão’
Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia sobre Fraudes contra Instituições Financeiras praticadas por meios Eletrônicos do Deic indiciaram, nesta quarta-feira (8), duas pessoas envolvidas em golpes do “falso leilão”, no bairro da Vila Prudente, na Capital. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
No início do ano foi instaurado inquérito policial para apurar crime envolvendo um falso leilão denominado “autoaspen.net” em que os infratores se comunicavam com as vítimas por meio de um aplicativo de mensagens com números de telefones da região de Bauru (DDD 14).
Após investigações desenvolvidas, os agentes verificaram que foram usados dados falsos nos cadastros. Um dos números investigados pertence a SONAVOIP Telecomunicações, que mantinha um contrato de PABX VIRTUAL e, além desse número, também havia contratado mais 45 ramais e 32 números virtuais.
Diante dessa informação, a equipe de investigação identificou mais 33 sites falsos ligados à quadrilha, e no banco de dados policial foi possível localizar pelo menos 250 vítimas.
O provedor de hospedagem do site denominado “autoaspen.net” tem sede na Holanda, e todos os outros também foram hospedados fora do Brasil, principalmente na Rússia. Assim, os registros de conexão tanto da linha VOIP quanto dos sites também acabaram sendo direcionados para o exterior.
Foi verificado também que alguns sites estavam vinculados ao provedor ‘Hostinger’, que tem representação no Brasil.
A operação visou cumprir 4 mandados de busca e apreensão, o que resultou na apreensão de celulares, máquina de cartão e cartões bancários, além de dois indiciamentos pelos delitos de associação criminosa e estelionato por fraude eletrônica.