Divisão de Crimes Cibernéticos detém dez pessoas durante a ‘Operação Portability’
A Divisão de Crimes Cibernéticos (Dcciber), da Polícia Civil, deteve dez pessoas durante a operação “Portability”, deflagrada nesta segunda-feira (31), na Capital.
Com as apurações da Divisão, que é subordinada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), foi possível identificar 10 suspeitos e conseguir junto à Justiça 19 mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais foram cumpridas por policiais da 4ª Delegacia de Polícia (Dcciber) durante a operação em endereços na cidade de São Paulo. O nome da operação faz alusão à suposta portabilidade de empréstimo consignado em bancos virtuais que era oferecida pelos criminosos. O golpe consiste em induzir vítimas que possuem empréstimos consignados a contrair novo empréstimo em bancos virtuais e, então, utilizam-se de ferramentas da internet para levar as vítimas a acreditarem que estão efetuando a quitação do empréstimo anterior, quando, na verdade, estão transferindo o valor aos criminosos.
As pessoas conduzidas à Delegacia Especializada foram indiciadas pela prática de estelionato e associação criminosa. Foram apreendidos aparelhos celulares, máquinas de cartão, notebooks e diversos cartões bancários. Com base nas informações coletadas, as investigações prosseguirão para identificação dos demais integrantes dessa organização criminosa.
Fonte: Polícia Civil SP