Divisão de Crimes Cibernéticos detém estelionatário que aplicava golpes na Internet
A Divisão de Crimes Cibernéticos (Dcciber), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, deteve um rapaz, de 23 anos, por participação em estelionato aplicado por meio de redes sociais, na zona leste da Capital. A prisão aconteceu na tarde de quarta-feira (1º).
Policiais da 1ª Delegacia de Polícia (Dcciber), após receberem pedido de apoio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) de Goiânia/GO, iniciaram as atuações de campo de polícia judiciária e conseguiram surpreender um golpista, no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de SP.
As investigações apontaram que o endereço de IP de Internet, localizado na residência do suspeito, seria o responsável pela clonagem de redes sociais de uma vítima residente em Goiânia -GO.
Através do golpe denominado “SIM SWAP”, a vítima teve suas redes sociais clonadas, resultando em prejuízo financeiro para seus familiares. Além disso, o perfil da vítima, que ainda estaria na posse do criminoso, foi utilizado para anúncio fraudulento de vendas de aparelhos celulares, que nunca eram entregues aos compradores.
Na posse do investigado, foram localizados 08 celulares, documentos em nome de terceiros e cartões bancários. Em dois celulares do indiciado foram localizadas as provas das fraudes (conversas de venda de Iphones, no Whatsapp, utilizando a fotografia da vítima como foto de perfil e imagens dos aparelhos celulares anunciados).
O estelionatário foi preso em flagrante e os objetos apreendidos serão periciados.