Dope prende três sequestradores que exigiam pagamentos por resgate em criptomoedas
Detenções ocorreram durante a operação interestadual “Dirty Money”, realizada em conjunto com a Polícia Civil do Estado de Pernambuco
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), prendeu, na manhã desta terça-feira (27), três autores de sequestros que exigiam, para resgate das vítimas, os pagamentos em criptomoeda (bitcoin). As detenções ocorreram na capital paulista.
Os trabalhos foram realizados por equipes da Divisão Antissequestro (DAS) do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), em conjunto com policiais civis do Grupo de Operações Especiais (GOE) do Estado de Pernambuco, por meio da operação “Dirty Money”, deflagrada simultaneamente nas duas unidades federativas – SP e PE.
As investigações tiveram início em 2019, pela equipe paulista, quando ocorreu na Capital um crime de extorsão mediante sequestro, com pagamento de resgate em criptomoedas (bitcoin). Depois, ao longo das apurações, cerca de 11 criminosos foram identificados, sendo verificado que alguns idealizadores do crime residiam em Pernambuco – o que motivou a realização de uma ação conjunta entre os dois estados.
Há cerca de um mês, os mesmos criminosos cometeram o mesmo crime no território pernambucano, resultando na operação de hoje para o cumprimento simultâneo de mandados de busca e apreensão e três de prisão, em ambas as unidades federativas.
Como resultado, três autores foram detidos na cidade de São Paulo e diversos celulares e demais elementos de interesse da investigação apreendidos nos dois estados.