Inaugurada Delegacia Seccional de Polícia em Praia Grande
O Governo de São Paulo inaugurou, nesta terça-feira (9), a Delegacia Seccional de Polícia de Praia Grande, que ficará responsável por coordenar as delegacias da cidade, bem como do município de São Vicente, contribuindo com os trabalhos de polícia judiciária e beneficiando cerca de 700 mil moradores. Para a compra da mobília e equipamentos da nova unidade, foram investidos mais de R$ 151,1 mil pelo Estado. O prédio, que é de propriedade da Prefeitura, passou por adaptações custeadas pelo município.
“Esta Seccional representa a ampliação da segurança pública em Praia Grande e Baixada Santista, trazendo mais tranquilidade aos habitantes. É um sonho de todos nós e dos moradores”, disse o governador João Doria.
“Praia Grande está de parabéns pelo que anda fazendo pela segurança pública. Quando os municípios estão conosco tudo fica mais fácil. Isso é integração”, complementou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.
A nova delegacia da Polícia Civil irá funcionar no mesmo local que a 3ª Companhia do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) e a sede da Guarda Civil Municipal, na rua Guimarães Rosa, nº 1.069, Cidade Ocian, em Praia Grande.
Para receber a Seccional, o espaço passou por adaptação realizada pela Prefeitura do município, que é proprietária do terreno. Os móveis e computadores necessários para as atividades da delegacia ficaram sob responsabilidade do Estado, somando um investimento de R$ 151.152,85.
“Nós somos Estado, mas moramos na cidade. Entendemos que a responsabilidade da segurança pública é de todos e nós fazemos a nossa parte”, destacou a prefeita Raquel Auxiliadora Chini.
Durante a inauguração, o delegado-geral Ruy Ferraz Fontes afirmou que Praia Grande tem toda a estrutura necessária para servir de modelo para o resto do Estado, mostrando que Governo e Prefeitura podem trabalhar juntos. A importância da nova delegacia neste contexto também foi ressaltada pelo secretário executivo da Polícia Civil, delegado Youssef Abou Chahin: “Vai ser um aparato extremamente eficaz e de valia para a segurança pública da região.”
Estrutura
A Seccional de Praia Grande conta com uma recepção e 11 salas destinadas para o delegado, chefia de investigação, investigadores, chefia dos escrivães, cartório central, Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil (Cepol), cartas precatórias, setor de pessoal, reuniões/imprensa, finanças, setor de patrimônio/subfrota, além de uma copa e banheiros públicos e privativos.
Sobre a unidade
Criada por meio de Decreto Estadual, em março de 2020, a Seccional de Praia Grande conta com um efetivo de 10 policiais civis, sendo um delegado, um escrivão, dois investigadores, quatro agentes policiais e dois agentes de telecomunicações.
A unidade é chefiada pelo delegado Flávio Ruiz Gastaldi e passa a funcionar das 9 às 19 horas, beneficiando 690 mil pessoas das cidades de Praia Grande e São Vicente e outras 1,5 milhão de população flutuante.