Operação Peneira combate extração mineral clandestina na região de Seropédica/RJ
Rio de Janeiro/RJ – Nesta quarta-feira, 17/11, a Polícia Federal, com apoio da Agência Nacional de Mineração – ANM, deflagrou a Operação Peneira, com objetivo de reprimir extração mineral clandestina na região de Seropédica/RJ, na Baixada Fluminense.
Na ação, os policiais fizeram incursão em área extensa, próxima ao Rio Guandu, principal fonte de abastecimento de água do Estado.
Durante a operação, um dos responsáveis pelo areal foi preso em flagrante e documentos, caminhão e retroescavadeira, apreendidos. Além disso, foram coletadas informações com o fim de subsidiar as investigações contra outros envolvidos na exploração da área e extração ilegal da areia, sem prejuízo de eventuais outros crimes cometidos.
A região, geralmente dominada por milicianos, é conhecida por abrigar locais de retirada de areia sem autorização do poder público, que, além de configurar crime de usurpação do patrimônio da União (subsolo), causa grave prejuízos ambientais, como a supressão da vegetação, o afugentamento de animais, a contaminação da água por combustíveis, óleos lubrificantes, substâncias revolvidas do próprio solo e alteração de lençóis freáticos. Desequilíbrio capaz de afetar a população local e outros municípios.
Essa atividade ilícita provoca destruição irreversível, similar à extração de ouro, converte o terreno em área inabitável, estéril, com profundos lagos de lama e montes de areia que são deixados para trás na medida em que se tornam menos produtivos.
O nome da operação – Peneira – faz referência à separação entre atividades autorizadas e clandestinas.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404 / 4405 / 4406 / 4407