Operação Ubatuba Verde da PRF flagra excesso de poluição em veículos de carga
Na tarde dessa terça-feira (17), a PRF realizou a Operação Ubatuba Verde na BR 101, cujo foco foi o combate ao excesso de poluição produzida por veículos movidos a diesel. Foram fiscalizados 7 veículos de carga, e 2 responderão pelo crime contra o meio ambiente, por estarem com o sistema de escapamento adulterado.
A fiscalização foi realizada no km 47 da BR 101, em Ubatuba/SP. O foco foram os veículos de carga produzidos após 2012, que são obrigados por lei a utilizar o sistema de redução de poluentes através do aditivo ARLA 32. Esse sistema reduz a emissão de óxido de nitrogênio na atmosfera, que é prejudicial à saúde humana, causando aumentos das internações hospitalares por problemas respiratórios.
Dois caminhões foram flagrados utilizando o composto ARLA 32 adulterado, aumentando em até 5 vezes a emissão de óxido de nitrogênio.
O teste utilizado pelos policiais para verificação da adulteração do produto é realizado no local da fiscalização, na presença do condutor, com a utilização de um reagente químico específico.
O ARLA32 é um composto à base de uréia e água desmineralizada. Por lei, todos os caminhões fabricados a partir de 2012, já saem de fábrica com esse sistema para reduzir a emissão de poluentes.
Além desses veículos, 2 outros foram retidos por estarem trasportando carga acima do peso permitido.
Os veículos com o sistema de escapamento adulterado foram retidos para regularização, e os condutores responderão por crime ambiental por causar poluição, podendo os proprietários também serem responsabilizados criminalmente. As ocorrências serão enviadas ao IBAMA para apuração das infrações administrativas ambientais.