Search
Close this search box.

PF apura possível desvio de medicamentos do kit intubação enviados pelo Ministério da Saúde ao Amapá.

Compartilhe

PF apura possível desvio de medicamentos do kit intubação enviados pelo Ministério da Saúde ao Amapá.


Macapá/AP – A Polícia Federal deflagrou hoje (7/5) a Operação Anestesia*, com apoio do Ministério Público Federal (MPF). Cerca de 20 policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, em órgãos públicos e nas residências dos investigados, todos eles em Macapá/AP.

A investigação iniciou-se a partir de denúncias, apontando possível desvio de medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares, enviados pelo Ministério da Saúde ao Estado do Amapá. Tais medicamentos seriam usados na intubação e tratamento emergencial do COVID-19 – o chamado “kit intubação”,  cuja  demanda cresceu com o aumento dos casos da doença, chegando à escassez em diversos lugares, notadamente no Estado do Amapá.

Os policiais foram às ruas para buscar dados e documentos relativos à entrada e à saída de tais medicamentos da Central de Abastecimento Farmacêutico do Amapá (CAF), vinculada à Secretaria de Saúde do Estadual (SESA) para o Hospital Universitário (HU). A investigação apontou indícios de que medicamentos sob a responsabilidade da (CAF) estariam sendo enviados sem as formalidades legais, em possível desvio.

De acordo com o que foi apurado, apesar do órgão (CAF) ter registrado o envio dos medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para atendimento da população amapaense, os fármacos estavam em falta no Hospital Universitário.

Identificou-se também que particulares, possivelmente atendendo a indicações de pessoas do HU, estariam procurando farmácias especializadas na capital para comprar os medicamentos sedativos, para tratamento de familiares/pacientes internados em UTIs.

Se confirmadas as denúncias, os envolvidos poderão responder por peculato e organização criminosa, com penas que alcançam 20 anos de reclusão.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

Instagram:  @policiafederalamapa

 [email protected]

 www.pf.gov.br

(96) 3213-7500

Mais Notícias de Polícia

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE