PF combate crime de moeda falsa em Maringá/PR
Maringá/PR – A Polícia Federal prendeu em flagrante, na sexta-feira (9/4), um homem na cidade de Sarandi, quando recebia correspondência contendo cédulas falsas.
A ação foi realizada em conjunto com a Coordenação de Segurança Corporativa dos Correios – que, após a triagem e suspeitar da postagem, acionou policiais federais, que monitoraram a entrega da encomenda.
Um homem de 24 anos, destinatário, tinha ameaçado um amigo para receber a correspondência em seu lugar, mas este afirmou que foi coagido pelo homem que, segundo ele, estava armado, a receber em seu lugar a correspondência ilícita.
A Polícia Federal localizou o homem que foi preso em flagrante, tendo seu flagrante convertido em prisão preventiva nesta segunda-feira, dia 12/04/2021. O homem está sendo investigado por porte ilegal de arma e agiotagem. Foram encontrados veículos e bens sem origem, além de 51 cheques de terceiros em seu poder.
No interior da encomenda havia mais de R$ 1.3 mil em cédulas falsas de valor nominal R$ 20, 50 e 100.
O autuado foi indiciado pelo crime de moeda falsa, previsto no artigo 289, § 1º Código Penal, além do artigo crime previsto no artigo 147, também do Código Penal. O primeiro foi ouvido e liberado. Já o autuado poderá ser condenado em até 14 anos de reclusão.
A relevância de trabalhos desta natureza evita a circulação de cédulas falsas no mercado da região e possibilita a identificação de falsificadores e/ou financiadores da organização criminosa, além de evitar impacto negativo ao sistema monetário brasileiro e à economia nacional, pois a circulação de cédulas falsas, além de prejudicar o comércio, tem impacto no aumento da inflação.
Comunicação Social da Polícia Federal em Maringá/PR
Telefone: (44) 3220-1436