PF deflagra operação para combater crimes praticados em Terras Indígenas do Pará

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

PF deflagra operação para combater crimes praticados em Terras Indígenas do Pará


Redenção/PA – A Polícia Federal, com o apoio das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública, IBAMA e FUNAI, deflagrou hoje (22/11) as Operações Trincheira Parakanã  I e II, para reprimir a prática de crimes nas Terras Indígenas Trincheira Bacajá e Apyterewa, localizada nos municípios de São Félix do Xingu/PA, Altamira/PA, Anapu/PA e Senador José Porfírio/PA.

O desencadeamento das operações conta com o apoio de mais de 300 integrantes de todos os órgãos envolvidos. Foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Redenção/PA.

A ação tem como uma de suas bases a decisão judicial proferida pelo STF no bojo da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF nº 709/2020 e possui como foco o combate ao desmatamento e a retirada de invasores das referidas terras indígenas, bem como a desativação de garimpos, por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados na prática ilegal, além da repressão de outros crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.

As Operações Trincheira Parakanã I e II se inserem no contexto de atuações da Polícia Federal para proteção dos povos indígenas mais vulneráveis, a partir da identificação das terras indígenas submetidas a maior atuação de invasores no território nacional.

Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção/PA

Contato: (94) 3424-9800

Mais Notícias de Polícia

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes