Search
Close this search box.

PF deflagra Operação Solidus para investigar comercialização ilegal de ouro em Goiás

Compartilhe

PF deflagra Operação Solidus para investigar comercialização ilegal de ouro em Goiás


Goiânia/GO – A Polícia Federal deflagrou hoje (8/10) a Operação SOLIDUS, com o objetivo de combater a prática de crimes ambientais consistentes na extração, transporte e comercialização clandestina de ouro, em Goiás.  Cerca de 50 policiais federais cumprem 9 mandados de busca e apreensão, no Estado de Goiás, sendo 2 em Catalão/GO e 7 em Uruaçu/GO.

 No curso das investigações, foram identificados dois grupos de garimpeiros atuantes na região. Eles promovem a extração ilegal de ouro em leitos de rios dos municípios de Uruaçu/GO e de São Luís do Norte/GO.

Em seguida, comercializam o referido mineral com dois empresários suspeitos de receptação e o consequente branqueamento do produto, utilizando-o como verdadeira moeda de troca por patrimônios diversos e, ainda, como matéria-prima para a confecção de joias que, posteriormente, são vendidas como se o ouro que lhes deu origem possuísse origem lícita, dando aparência de legalidade aos negócios.

 Os crimes em investigação são a prática da extração, do transporte e da comercialização clandestina e ilegal de ouro, além dos crimes de furto qualificado, receptação qualificada e de lavagem e ocultação de capitais.

 Será realizada coletiva de imprensa às 10h00, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás

Contato: [email protected]

www.pf.gov.br

(62)3240-9607

(62)99216-6260

 

*** O nome da operação reverencia um dos metais mais valiosos do mundo, fazendo alusão à moeda cunhada em ouro pelo Imperador Constantino em 309.

Mais Notícias de Polícia

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE