PF deflagra Operação Solidus para investigar comercialização ilegal de ouro em Goiás
Goiânia/GO – A Polícia Federal deflagrou hoje (8/10) a Operação SOLIDUS, com o objetivo de combater a prática de crimes ambientais consistentes na extração, transporte e comercialização clandestina de ouro, em Goiás. Cerca de 50 policiais federais cumprem 9 mandados de busca e apreensão, no Estado de Goiás, sendo 2 em Catalão/GO e 7 em Uruaçu/GO.
No curso das investigações, foram identificados dois grupos de garimpeiros atuantes na região. Eles promovem a extração ilegal de ouro em leitos de rios dos municípios de Uruaçu/GO e de São Luís do Norte/GO.
Em seguida, comercializam o referido mineral com dois empresários suspeitos de receptação e o consequente branqueamento do produto, utilizando-o como verdadeira moeda de troca por patrimônios diversos e, ainda, como matéria-prima para a confecção de joias que, posteriormente, são vendidas como se o ouro que lhes deu origem possuísse origem lícita, dando aparência de legalidade aos negócios.
Os crimes em investigação são a prática da extração, do transporte e da comercialização clandestina e ilegal de ouro, além dos crimes de furto qualificado, receptação qualificada e de lavagem e ocultação de capitais.
Será realizada coletiva de imprensa às 10h00, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás.
Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás
Contato: [email protected]
www.pf.gov.br
(62)3240-9607
(62)99216-6260
*** O nome da operação reverencia um dos metais mais valiosos do mundo, fazendo alusão à moeda cunhada em ouro pelo Imperador Constantino em 309.