PF investiga garimpo ilegal em terra indígena no Oiapoque

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

PF investiga garimpo ilegal em terra indígena no Oiapoque


Macapá/AP – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20/7) a Operação Kijkoveral*, com o objetivo de desarticular organização criminosa que explora garimpo ilegal no interior da Terra Indígena do Uaçá, no município de Oiapoque/AP.

Cerca de dez policiais federais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em residências, sendo uma na capital do estado e outra no município que fica no extremo norte amapaense.

Os trabalhos são resultado de operação conjunta da Policia Federal, Exército Brasileiro e FUNAI, que, no último mês de junho, identificaram atividade garimpeira irregular no interior da Terra Indígena Uaçá.

Após a diligência, a PF iniciou investigação que culminou na operação de hoje, já que as apurações confirmaram a ocorrência da extração ilegal de ouro. O maquinário empregado foi financiado por empresário do município do Oiapoque, que lucrava com a mão de obra indígena.

Os crimes investigados são o de usurpação de patrimônio da União, extração ilegal de minério e organização criminosa, com penas que podem chegar a 13 anos de reclusão e pagamento de multa.

*Kijkoveral era o nome de uma cidade que os holandeses tentaram fundar na região da Guiana. A economia dessa cidade giraria em torno da exploração de mão de obra indígena em garimpos de ouro.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

Instagram: @policiafederalamapa

[email protected] / www.pf.gov.br

Contato: (96) 3213-7500

Mais Notícias de Polícia

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes