Polícia Civil deflagra ‘Operação Noteiro’ contra organização criminosa e empresas de fachada
Policiais civis do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) deflagraram, nesta quarta-feira (22), a “Operação Noteiro“, com a finalidade de cumprir 32 mandados de busca e apreensão, em apoio ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPSP, em sedes de empresas e residências de investigados envolvidos em organização criminosa atinente a esquema de jogos eletrônicos, a qual utiliza empresas de fachada para lavagem de capitais.
A ação ocorreu nas cidades de Santana de Parnaíba, Barueri, Francisco Morato, bem como nas regiões da zona norte, sul e leste da Capital.
As investigações e diligências policiais ocorrem também em outros municípios do interior do Estado de São Paulo, totalizando 70 alvos, entre pessoas físicas e jurídicas.
As buscas visam a objetos como celulares e computadores; valores em espécies; e documentos que comprovam o envolvimento na organização criminosa, que se utiliza de empresas de fachada para movimentar dinheiro – algo em torno de 150 milhões nos últimos 5 anos.
Durante a atuação policial, foram apreendidos diversos objetos, dentre eles relógios de luxo, celulares, computadores e aproximadamente R$ 700 mil, em espécie, provenientes de ação criminosa.
A atuação policial contou com aproximadamente 100 policiais civis e 50 viaturas do Dope.