Polícia Civil investiga desvios de dinheiro por parte de ONG
Nesta manhã (13), a 2ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra a Administração, Combate à Corrupção e Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), deflagrou a “Operação Caminho Certo”, em decorrência de apurações sobre crime de peculato em ONG.
A atuação de campo de Polícia Judiciária objetivou o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão emanados de investigação que apurou o crime de peculato por parte do vice-presidente da Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Cantinho da Paz, com 12 filiais, que mantém contrato de prestação de serviço assistencial com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo e com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social, através de dois restaurantes populares Bom Prato.
O investigado estaria desviando verbas relacionadas aos projetos mantidos pela referida OSC, mediante a compra de notas fiscais frias de diversos fornecedores, em conluio com escritório de contabilidade, bem como com o recebimento indevido de aluguéis referentes a dois Projetos SASF – Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Básica no Domicílio.
As investigações apontaram ainda que o suspeito, que possui antecedentes por homicídio e receptação, adquiriu imóveis com os valores desviados.
Foram apreendidos diversos documentos, como notas fiscais, recibos de pagamento de aluguéis e contratos, os quais serão analisados de modo a subsidiar o prosseguimento das investigações.