Polícia Federal deflagra Operação Sesmarias para combater grilagem de terras no Pará

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Polícia Federal deflagra Operação Sesmarias para combater grilagem de terras no Pará


Altamira/PA – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20/7) a Operação Sesmarias, com o objetivo de desvendar um esquema criminoso envolvendo a grilagem de terras públicas dentro da Terra Indígena Ituna-Itatá, localizada nos municípios de Altamira/PA e Senador José Porfírio/PA.

Cerca de 15 policiais federais estão cumprindo quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Araguaína/TO, Palmas/TO e Brasília/DF.

A organização criminosa atuava na invasão da área federal com restrição de uso, promovendo a doação e venda (em troca de dinheiro ou serviços) de lotes de área pública com intenção de formar um assentamento e consolidar a ocupação de não indígenas na área, mediante a formação de uma vila (intitulada de Vila Nova Canaã ou Vila Boa Esperança), com comércios e promessa de construção de escolas e igrejas, na tentativa de dar aparência de legalidade e legitimar as posses, além de incentivar a criação de uma associação para viabilizar o intento criminoso.

Estima-se que a organização criminosa tenha arrecadado com o esquema criminoso mais de R$ 1 milhão entre os anos de 2018 e 2020.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de estelionato (art. 171, §2º – Código Penal), organização criminosa (art. 2º – Lei 12.850/2013), invasão de terra pública (art. 20 – Lei 4.947/1966), lavagem de capitais (art. 1º – Lei 9.613/1998) e desmatamento de floresta nativa (art. 50-A – Lei 9.605/1998).

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Telefone: (91) 3214-8029 / 984222396
E-mail: [email protected]

Mais Notícias de Polícia

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes