Campinas/SP – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 28/6, a Operação Smog, com o objetivo de desarticular associação criminosa voltada ao contrabando de cigarros.
A investigação foi iniciada a partir da prisão em flagrante de seis pessoas na cidade de Hortolândia, no dia 24/05/2022, pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e apresentada à Polícia Federal em Campinas, na posse de grande quantidade de cigarros oriundos do Paraguai.
As informações colhidas sobre veículos e pessoas envolvidas levou à identificação de outras pessoas, inclusive jurídicas, residentes e sediadas na cidade de Maringá/PR, voltadas à distribuição de cigarros estrangeiros ilegais no interior do estado de São Paulo.
Na data de hoje, são cumpridos 5 mandados de busca e apreensão no município de Maringá/PR, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas/SP, além do bloqueio judicial de 13 veículos, cujos indícios apontam para seus usos no empreendimento criminoso.
Os envolvidos, na medida de suas participações, responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa, cujas penas podem chegar a 8 anos de reclusão.
A apreensão faz parte da Operação Controle Brasil, articulada pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, integrando diversos órgãos no combate aos delitos de contrabando e descaminho de bebidas, fumo e insumos agrícolas.
O nome da operação faz alusão tanto ao produto ilícito que ofereciam quanto à tentativa dos envolvidos de ocultar suas participações após o flagrante, sendo a junção das palavras fumaça e nevoeiro em inglês (smoke + fog).
Comunicação Social da Polícia Federal em Campinas
Telefone (19) 3345-2260
Fonte: Polícia Federal