Polícia Federal e Ibama realizam operação no litoral norte de Pernambuco para combater a pesca ilegal da lagosta em período de defeso
Recife/PE – Entre os dias 10 e 15 de janeiro, a Polícia Federal, em parceria com o IBAMA, realizou uma operação no litoral norte do estado de Pernambuco com a intenção de combater a pesca ilegal da lagosta durante o período de defeso. Os órgãos realizaram fiscalizações por meio de uma lancha da Polícia Federal, abordando embarcações, orientando pescadores sobre o período de defeso, aplicando multas, fiscalizando as autorizações de pesca.
No total foram lavrados 11 autos de infração, que totalizaram mais de R$ 40 mil em multas aplicadas, além de apreensões de petrechos de pesca proibidos e embargos da atividade de barcos irregulares. Os procedimentos lavrados, referentes às embarcações irregulares abordadas, serão comunicados aos demais órgãos de controle como Capitania dos Portos, Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/MAPA) e Ministério Público Federal.
O período de defeso é a época do ano em que a pesca de determinada espécie está proibida ou controlada. A paralização acontece para reprodução ou povoamento dessa espécie. O período de defeso da lagosta iniciou no dia 1º de dezembro de 2021 e vai até 30 de abril de 2022 em todo o litoral brasileiro.
Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco
Fone: (81) 2137-4076
E-mail: [email protected]