PRF apreende armas e munições em Jaci-SP
Na tarde desta terça-feira (30), por volta das 14h40, no km 90 da BR 153, em Jaci-SP, a PRF apreendeu uma pistola e uma carabina, além de várias munições, que estavam em uma caminhonete VW/Amarok, conduzida por um homem de 35 anos.
Durante fiscalização na BR 153, a PRF abordou a caminhonete Amarock. Ao ser questionado se havia algum ilícito no veículo, o condutor, um homem de 35 anos, informou que havia uma arma de sua propriedade na lateral da porta dianteira direita, sendo uma pistola Taurus, calibre .40, carregada com 11 munições. Disse, ainda, que atrás do banco traseiro do veículo havia uma Carabina Rossi, cal. 357, com 40 munições à parte, além de uma caixa de munições calibre .40 debaixo do banco do motorista, contendo mais 38 munições.
Indagado sobre a legalidade do armamento, o condutor apresentou os registros das armas e as guias de trânsito, afirmando que as utilizou em um estande de tiro na cidade de Rondonópolis-MT, onde teria também uma residência, e que estaria voltando para sua casa em Olímpia-SP.
Posteriormente, ele entrou em contradição consigo mesmo, dizendo que o estande de Rondonópolis estava fechado e por isso não realizou a prática de tiro esportivo.
A prática de tiro esportivo requer o uso de estande de tiro regulamentado pelo Exército Brasileiro, e o atirador deve portar guia de trãnsito autorizando o trajeto de sua residência até o local de tiro.
O trajeto realizado pelo homem abordado estava fora do itinerário autorizado pela guia de trânsito, bem como não comprovou que realizou o tiro esportivo em estande regulamentado. Diante das circunstâncias, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil de Jaci SP, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência por porte ilegal de arma de fogo. As armas e as munições foram apreendidas. O homem foi ouvido e liberado.