PRF apreende caminhão com carga após apresentação de notas fiscais falsas
Na manhã desta quinta (03/06), por volta das 09:15h, PRF’s fiscalizavam no KM18 da Rodovia Presidente Dutra, no município de Lavrinhas/SP, quando deram sinal de parada a uma carreta que seguia sentido RJ.
No momento da abordagem o condutor foi submetido a uma fiscalização de trânsito, onde entre outros documentos foram solicitadas as notas fiscais da carga, um material classificado como pré-forma plástica.
Sobre esta carga transportada, foram apresentados pelo condutor notas fiscais no valor de R$195.488,99. Verificou-se ainda que nos documentos apresentados estavam anotados que a carga havia sido carregada em Gaspar/SC e tinha como destino a cidade de Casimiro de Abreu/RJ.
Em vistoria a mercadoria transportada, foi observado que as caixas “paletizadas”, num total de 60, tinham etiquetas de origem Paraguaia.
Questionado, o condutor admitiu que havia feito o carregamento em Foz do Iguaçu/PR.
Declarou ainda que havia feito o carregamento na madrugada do dia 02/06/21, e que após o carregamento, seguiu viagem rumo ao Rio de Janeiro/RJ.
Sobre as divergências entre o carregamento e documentos fiscais o motorista alegou desconhecer, e questionado se o produto havia sido importado legalmente/nacionalizado, disse que não sabia informar, bem como não apresentou nenhum documento que comprove a introdução legal da carga em território brasileiro.
Diante da desclassificação dos documentos fiscais e falta de comprovação fiscal de importação, o motorista recebeu voz de prisão pelos crimes Descaminho e Uso de Documento Falso.
Foi encaminhado para a Polícia Federal de Cruzeiro/SP, onde foi lavrado Boletim de Ocorrêncvia para apuração naquela instância.
Os veículos ficaram retidos na base PRF e os documentos fiscais apreendidos pela autoridade policial.