PRF apreende pássaros silvestres na BR 153, em Nova Granada
Na manhã desta quarta-feira (22), por volta de 08 horas da manhã, a PRF apreendeu mais de 100 pássaros silvestres em uma abordagem no km 30 da BR 153, em Nova Granada (SP).
Os policiais abordaram um Chevrolet/Onix, com placas de Florianópolis (SP), conduzido por um homem de 36 anos, tendo como passageiro um homem de 25 anos.
Em vistoria ao interior do veiculo os policiais encontraram gaiolas com aves no porta malas. Algumas ainda eram filhotes.
As aves pertencem à fauna brasileira, cuja captura, transporte ou comercialização configuram crimes ambientais.
Os homens disseram aos policiais que compraram os pássaros no estado de Goiás e teriam como destino a capital catarinense. Os dois são reincidentes neste tipo de crime, e o motorista já foi preso 3 vezes pela PRF por este mesmo crime.
Foram apreendidos:
-11 pássaros pretos
-85 coleiros baianos
-01 papagaio verdadeiro
-05 araras canindé
As araras estão no grupo das espécies em extinção da fauna nacional. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Nova Granada (SP). A Polícia Militar Ambiental de São Paulo também foi acionada para lavratura das autuações e medidas administrativas de proteção às aves. Foram lavradas autuações que ultrapassaram o valor de R$ 379 mil.