PRF apreende quase meia tonelada de palmito clandestino na Régis
Na madrugada desta segunda-feira (19), por volta da 01h30, a PRF apreendeu 400 quilos de palmito juçara na Régis Bittencourt. A apreensão ocorreu no km 426 da Rodovia Régis Bittencourt, em Juquiá/SP. O palmito era transportado numa caminhonete. Dois homens foram detidos.
Os policiais abordaram uma caminhonete GM Montana, de cor preta e plcas de Curitiba/PR, conduzida por um jovem de 22 anos, acompanhado por outro jovem, este com 18 anos, ambos moradores de Barra do Turvo/SP.
Durante inspeção ao veículo, os PRFs encontraram, no compartimento de carga, 684 potes com palmito, alguns com rótulos remetendo ao palmito pupunha, outros sem rótulo algum. Questionado sobre a nota fiscal, os dois jovens disseram que tinham tal documento, mas não o apresentaram. Porém, confirmaram que todo o palmito era juçara, sendo o rótulo de palmito pupunha usado para enganar a fiscalização. Além disso, não souberam informar a origem do palmito, mas que apenas pegaram a caminhonete carregada, em Barra do Turvo, e que iriam até a capital paulista, onde a carga seria entregue em restaurantes.
Após o registro do crime ambiental e da apreensão da caminhonete e do palmito, a dupla foi liberada para responder criminalmente em liberdade.
Em junho de 2020, a PRF fechou duas fábricas clandestinas de produção de palmito em Cajati/SP, sendo apreendidos mais de mil potes de palmito juçara, além de quase mil potes de palmito pupunha. Eles foram produzidos em ambiente sem nenhuma higiene, expondo a saúde de seus consumidores a risco. Já no último dia 09, na cidade de Barra do Turvo, a PRF conseguiu apreender 701 toras de palmito juçara in natura.
Os frutos da palmeira Juçara são alimentos de várias aves e mamíferos da Mata Atlântica, é protegida ambientalmente e está ameaçada de extinção.