PRF divulga balanço da Operação Nossa Senhora Aparecida 2020
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, nesta segunda (12), a Operação Nossa Senhora Aparecida 2020. Iniciadas a 0h da última sexta (09), as ações voltaram-se ao monitoramento dos indicadores de esforços, criminalidade e acidentalidade, especialmente com o reforço de efetivo para o policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e ocorrências criminais.
Neste ano, o feriado de 12 de outubro caiu em uma segunda-feira. Em 2019, o feriado caiu em um domingo, motivo pelo qual não é possível realizar comparativos entre 2019 e 2020.
Foram fiscalizados 1.582 veículos e 1.985 pessoas, 17 delas foram autuadas por estarem dirigindo alcoolizadas. 213 condutores foram multados por estarem dirigindo sem o cinto de segurança, vale ressaltar que o uso do cinto de segurança é obrigatório no Brasil para motoristas e passageiros, inclusive no banco de trás. O mesmo tipo de obrigatoriedade ocorre com capacete para condutor e passageiro de motocicletas. O fato de o motociclista não usar o capacete ou pessoas não usarem cinto de segurança em automóveis é determinante na gravidade dos acidentes. 134 motoristas foram penalizados por realizarem ultrapassagens proibidas.
Em São Paulo foram 66 acidentes, 87 feridos e 5 mortos no total.