Professor é preso por falsificar diplomas de mestrado e doutorado
Na terça-feira (9), policiais civis da Delegacia Especializada em Investigações Criminais de São Bernardo do Campo (Demacro) prenderam em flagrante um professor por estelionato, uso de documento falso e associação criminosa, no bairro da Liberdade, no centro da Capital. O autor procurava validar cursos educacionais para estudantes (mestrado/doutorado).
Os agentes investigavam uma fraude envolvendo a validação de diplomas por parte do reitor de uma Universidade em São Bernardo do Campo, onde um falsário levava documentos com o nome, logo e assinatura do diretor em alguns cartórios para reconhecimento de firma. Foi apurado ter mais de cem documentos reconhecidos em firma em cartório que o reitor não reconheceria como sendo apostas por ele.
O suspeito tentou alterar os documentos no 2º tabelionato de SBC, depois foi para o 13º da mesma cidade e finalmente para o 17º tabelionato da Capital. A investigação já o havia identificado com a ajuda de um aplicativo de carro.
Os policiais foram informados que ele havia deixado documentos no 17º tabelionato e deslocaram-se até o local. Após vigilância velada, o homem foi contido pela equipe na posse do telefone e documentos. O detido disse que para cada diploma/curso de mestrado ou doutorado, eram solicitados aproximadamente R$ 12 mil, ficando com metade do valor recebido por seus serviços.
O autor afirmou que trabalhava para uma pessoa em Palmas/TO, onde figura a empresa denominada “[email protected]”, com a qual amealha vítimas e interessados em todo o Brasil e até no exterior.