Três presos em Operação Nacional contra pirataria
Nesta manhã (21), policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Propriedade Imaterial (Deic) prenderam três pessoas por violação de direito autoral, durante a “Operação 404 – Fase IV”, cujo objetivo é reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual na Internet.
A Operação faz parte de uma mobilização internacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas e polícias civis dos estados, para combater a pirataria online.
As embaixadas dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI e Departamento de Justiça – DOJ) e do Reino Unido no Brasil (IPO – Intellectual Property Office e PIPCU – Police Intellectual Property Crime Unit), assim como o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil colaboraram para a ação, que também recebeu o apoio de associações de proteção da propriedade intelectual no Brasil.
Em São Paulo, a ação foi apoiada por policiais civis do Departamento de Operações Policiais Estratégicas. As equipes cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Hortolândia, Campinas e Presidente Prudente. A ação mobilizou 39 agentes.
As equipes apreenderam computadores e celulares utilizados na operacionalidade do esquema. O trio preso foi flagrado comercializando, sem autorização, canais de entretenimento pela Internet.