Search
Close this search box.

Encontro Estética das Periferias começa hoje em São Paulo

Compartilhe

Encontro Estética das Periferias começa hoje em São Paulo


Um dos maiores eventos de artes da periferia das cidades brasileiras, o Estéticas das Periferias começa neste sábado (31), totalmente online. Nesta edição, que vai até o dia 8 de novembro, o formato predominante será o de lives e vídeos online. O evento artístico é uma iniciativa da Ação Educativa.ebcebc

“A dor e o luto provocados pela covid-19 nas periferias e a responsabilidade com a nossa população impuseram esse formato. Não podemos ignorar o impacto dessa situação. Diante desse quadro, optamos também por nos fortalecer na rede, incorporando artistas periféricos de todo o país pela participação online“, disse o coordenador de cultura da Ação Educativa, Eleilson Leite. 

Entre outras atrações, a atual edição do Estéticas traz mostras de poesia em parceria com a Casa das Rosas; campeonato de poesia falada (Slam); exibição do grupo Ilú Obá de Min; uma apresentação inédita de Gumboot, um estilo de dança sul-africana realizado com botas de borracha de mineradores; e atividades artísticas focadas na comunidade LGBTQI+, promovidas em parceria com as Fábricas de Cultura. A programação completa pode ser vista no site.

História

Em seus dez anos, o Estéticas acompanhou e participou da ascensão de tendências culturais de vanguarda, como o Slam.

O evento também absorveu e abriu espaço para movimentos mais recentes como o funk das quebradas, as mulheres do samba, o feminismo negro, a cultura em torno do futebol de várzea e as experiências das universidades autônomas.

“O Estéticas da Periferia aprofunda seu sentido, que é o de dar visibilidade para vanguardas culturais que construíram uma enorme rede de cultura periférica nas últimas décadas e também criar e fortalecer redes entre elas”, finaliza Leite.

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Geral

Mais Notícias de POLÍTICA

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE

canal no youtube