Escritor Haroldo Costa abre segunda temporada dos Depoimentos Cariocas

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Escritor Haroldo Costa abre segunda temporada dos Depoimentos Cariocas


O produtor, ator e escritor Haroldo Costa abre a temporada 2022 dos Depoimentos Cariocas, produzidos pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi). A série de entrevistas foi iniciada no ano passado e registra as memórias de grandes cariocas – nascidos no Rio de Janeiro ou honorários – e suas reflexões sobre a relação com a cidade.ebcebc

A entrevista estará disponível hoje (25), no YouTube do Arquivo Geral da Cidade, a partir das 17h. Nascido há 91 anos, no bairro de Piedade, zona norte da capital fluminense, Haroldo Costa relembrou a infância em Maceió, onde viveu até os 10 anos e foi criado por sua tia, Isabel Costa, e o retorno ao Rio de Janeiro, no começo da década de 1940, quando estudou na Escola Deodoro, na Glória e, depois, no Colégio Pedro II, onde foi aluno de Mello e Souza e José Oiticica, entre outros professores.

Teatro e samba

O depoimento foi aberto pelo Secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, e conduzido pela presidente do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Rosa Maria Araujo. Durante a entrevista, que contou ainda com as participações especiais da escritora Rachel Valença e da ex-porta-bandeira da Portela Vilma Nascimento que enviaram perguntas ao convidado, Costa relembrou sua carreira no teatro e a relação com o samba.

Haroldo Costa citou grandes momentos de sua trajetória, como a participação no Teatro Experimental do Negro (1947), a atuação como protagonista na peça Orfeu da Conceição (1956) e os livros que escreveu sobre a história do samba e, em particular, de sua escola do coração: a Acadêmicos do Salgueiro.

Antes de Haroldo Costa, outros grandes nomes da cidade passaram pelos Depoimentos Cariocas em 2021, deixando suas memórias, entre eles, os escritores Zuenir Ventura, Nei Lopes e Ruy Castro, o cineasta Cacá Diegues e a cantora Áurea Martins. Todas as entrevistas da série estão disponíveis e podem ser acessadas pela internet

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Geral

Mais Notícias de POLÍTICA

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
  • Facebbok
  • Twiter
  • Youtube
Área de comentários
Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

canal no youtube

Mais recentes