Confira como um hub de integração ajuda a vender mais na internet

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Confira como um hub de integração ajuda a vender mais na internet

Alessandro Silveira, sócio fundador do Ideres

Alessandro Silveira, sócio fundador do Ideres
Programa Inova 360

Por Alessandro Silveira

Quase toda semana é divulgado um relatório diferente com estatísticas e análises do e-commerce brasileiro, apontando que o varejo online está vivendo seu ápice no país. Recentemente a Social Miner, em parceria com a Opinion Box, apresentou um novo viés bastante pertinente para os empreendedores: quais serão as tendências de consumo pós Covid-19? As pessoas ainda vão se interessar por comprar pela internet? Segundo o estudo, a estimativa é positiva: 64% dos entrevistados planeja continuar comprando on e offline mesmo quando a pandemia acabar.

Empresas com presença omnichannel (loja virtual, marketplace e vendas físicas) devem estar amparadas pela tecnologia para gerenciar o negócio com agilidade e precisão, evitando erros operacionais. É para isso que serve um Hub de integração. É um sistema que permite unificar canais de venda e gerenciar a sua operação de  forma prática.

Com o Hub integrado ao sistema de gestão (ERP), é possível acompanhar todos os setores da empresa em um único lugar. Estoque, anúncios em marketplace, API de frete e relatórios são as principais funcionalidades do Hub para ajudar a vender mais, organizar a gestão e economizar tempo.

Essa realidade já está presente na loja Futuristic Games & Magazine, que teve crescimento de 300%, desde que o proprietário Rodrigo Arantes apostou nos sistemas certos para gerenciar o e-commerce. Ele conta que em 2008 procurou inúmeras soluções para auxiliar no seu dia a dia. Pulava de ferramenta em ferramenta, já que era muito difícil obter uma que fosse capaz de oferecer tudo o que seu negócio precisava, até que em 2011 encontrou o Ideris, um Hub de integração com diversas funcionalidades de gerenciamento, alcançando então a melhoria na organização dos processos que tanto buscava.

A seguir, selecionei algumas vantagens de se ter um Hub integrado ao negócio e poder prosperar como a Futuristic Games & Magazine:

Gerenciamento de estoque

Para muitos sellers, o controle de estoque ainda é o calcanhar de Aquiles, em especial os que estão se adaptando ao novo fluxo do mercado – mas parte dessa solução está no Hub. Existem diversas opções desse sistema no mercado, mas procure um que ofereça diferenciais como picklist e mapeamento e reserva de estoque. Assim os operadores conseguem separar pedidos de forma prática, sincronizar a disponibilidade de produtos e ainda evitar venda de itens indisponíveis.

Agilidade na expedição

A pesquisa sobre o pós-pandemia aponta, ainda, que 31% dos consumidores gostariam de poder comprar os produtos pela internet e retira-los em locais físicos quando o distanciamento social amenizar. Os motivos podem ser economia com frete ou praticidade, mas o impacto para os empresários será o mesmo: mais agilidade na expedição. Com o Hub integrado ao ERP, você emite nota fiscal, imprime etiquetas de envio dos Correios, ou outros serviços de entrega, e faz a declaração de conteúdo de forma automática. Isso significa muito mais praticidade para o dia a dia do seller.

API de frete

O relatório da Social Miner mostra, ainda, que 42% dos respondentes comprarão mais pelo e-commerce desde que existam opções de entrega mais econômicas. Utilizando um Hub, você controla os custos de frete dos seus canais de venda de forma centralizada (planilhas ajudam a definir as melhores condições para sua operação). Ao optar por um sistema com API de frete, como o Ideris, é possível definir os custos de todos os itens no seu portfólio para cada região do Brasil. A grande vantagem é poder personalizar cada aspecto da entrega separando valores conforme faixas de CEP de saída e chegada; peso do produto enviado e outros. Você e o cliente poupam tempo e dinheiro, facilitando inclusive a fidelização no pós-venda.

Anúncios

O e-commerce está fértil, mas também mais concorrido – nos últimos meses, 16,5% dos usuários compraram em um e-commerce que não conheciam, aponta o estudo da Social Miner. Por isso, realizar anúncios é uma necessidade unânime para se destacar, principalmente em grandes marketplaces como Mercado Livre, Magazine Luiza, Carrefour e Magazine Luiza. Por meio do cadastro de produtos dentro do Hub, você preenche as informações do produto apenas uma vez. Depois, pode multiplicar em anúncios nos canais de venda (simples, compostos e kits).

Relatórios

Por fim, vale ressaltar uma funcionalidade valiosa do Hub: geração de relatórios. O sistema oferece métricas precisas para acompanhar a evolução do seu negócio (gastos, ganhos, pedidos, etapas das vendas gráficos de desempenho). Com isso em mãos, se torna mais simples traçar um panorama para otimizar processos internos, escolher fornecedores, definir opções de logística, avaliar anúncios e tantos outros quesitos importantes na tomada de decisões.

Conheça mais sobre a plataforma

O Ideris é uma plataforma de integração multicanal (Hub) para vendedores que desejam expandir seu e-commerce e vender em diversos marketplaces. Por meio dessa solução, os empreendedores conseguem facilitar o gerenciamento de toda a operação, desde pedidos, perguntas e entregas e um só painel – ou seja – mais praticidade no dia a dia de vendedores e gestores.

O hub reúne ferramentas indispensáveis para os negócios online, como controle de estoque e expedição; anúncios em marketplaces; gerenciador do Mercado Livre (maior marketplace da América Latina) e API de frete (permite controlar custos e definir as melhores condições de entrega de forma centralizada) – além de integração com outras plataformas de tecnologia, como ERPs, lojas virtuais e outros.

O principal diferencial do Ideris é possuir um time de especialistas que está preparado para auxiliar tanto na fase inicial como na expansão do seu negócio no e-commerce.

Alessandro Silveira é sócio fundador do Ideris. Formado em Administração e Comércio Exterior pela FESP, possui especialização em Administração pela New School University em Nova York e é especialista em e-commerce e logística.

Instagram: https://www.instagram.com/iderislab/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ideris-lab/

 

 

 

Programa Inova 360

Fonte: R7

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