Lideranças dos EUA elogiam relação do país com Brasil, diz embaixador
O embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, afirmou nesta terça-feira (20) que lideranças americanas disseram, publicamente, que este é o melhor momento da relação entre os dois países.
“Lideranças americanas se pronunciaram publicamente nos últimos dias para confirmar que este é melhor momento da relação entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou Forster.
Segundo o embaixador, o acordo foi concluído em seis meses e é “fruto da determinação dos presidentes Trump e Bolsonaro”. O objetivo principal é facilitar o comércio entre os dois países.
“O acordo beneficia todos os setores que já mantêm ou queiram manter qualquer tipo de negócio com os Estados Unidos, especialmente o setor agrícola, e peças de aeronaves e automóveis que o Brasil já exporta para os americanos”, afirmou o embaixador.
A expectativa é de que, entrando em vigor, o acordo alavanque exportações brasileiras imediatamente em 12%. O presidente Jair Bolsonaro anunciou o pacote nesta segunda-feira (19) e disse que foram firmados três acordos: facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e um tratado anticorrupção.
Forster negou que os Estados Unidos estejam oferecendo créditos compensatórios para que o Brasil vete a China nas negociações do 5G. O embaixador também afirmou que, para que haja o livre trânsito de passageiros entre o Brasil e os Estados Unidos, é preciso que haja redução nos casos de covid-19, mas ainda é impossível definir uma data de quando isso acontecerá.