Search
Close this search box.

Deic de Bauru já deteve 182 criminosos e apreendeu mais 220 kg de drogas desde a sua criação

Compartilhe

Deic de Bauru já deteve 182 criminosos e apreendeu mais 220 kg de drogas desde a sua criação

Em funcionamento desde o ano passado, Divisão também retirou das ruas 22 armas de fogo ilegais e esclareceu mais de 40 crimes

A Divisão Especializada de Investigações dDocName%3aUCM 060535 Criminais (Deic) de Bauru (Deinter 4), que reúne todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência, foi criada no início do ano passado e, desde então, já deteve 182 criminosos e apreendeu mais de 220 kg das mais variadas drogas.

Subordinada ao Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 4, a Deic de Bauru é composta pela junção das delegacias de polícia de investigações Gerais (DIG), sobre Entorpecentes (Dise) e sobre Homicídios, além do Grupo de Operações Especiais (GOE).

Há que destacar também que, dentro da estrutura da Divisão, há o Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Seccold), subordinado à DIG.

A unidade especializada foi criada por meio de decreto estadual em fevereiro de 2020 e desde o ano passado se encontra em pleno funcionamento. Como resultado, até o final de maio deste ano, as investigações da Deic resultaram em 93 prisões em flagrante, 79 por mandado e na detenção de 10 adolescentes. Além disso, foram apreendidos 225,6 kg de drogas, como maconha, crack e cocaína, e retiradas das ruas 22 armas de fogo ilegais.

Os trabalhos da Divisão também incluíram a solicitação de 350 interceptações telefônicas e no pedido de mais de oito mil quebras de sigilo telefônico. Ao longo do período, 41 inquéritos policiais foram concluídos com o esclarecimento da autoria.

Ocorrências de destaque

Desde a sua criação, a Deic de Bauru tem atuado em ocorrências de destaque, como o esclarecimento de um homicídio em agosto do ano passado. Na ação, um homem, de 19 anos, foi preso e um adolescente, de 13, apreendido.

Em outra ação, no mesmo mês, as equipes da unidade apreenderam 130 kg de maconha e detiveram dois homens, no bairro Jardim Infante Dom Henrique.
Em outubro de 2020, os agentes da Divisão apreenderam 2.460 maços de cigarros sem nota fiscal e detiveram um homem, de 41 anos. No mês seguinte, as equipes prenderam seis integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de caminhões e resgataram uma vítima que era mantida em cativeiro. 

Ainda em novembro, a Deic foi responsável pela prisão de um casal e apreensão de 68 tabletes de maconha. Em continuação aos trabalhos para combater o tráfico de drogas, outras cinco pessoas foram presas em fevereiro deste ano por envolvimento em delitos desta natureza. Na ação, mais de três mil porções de cocaína e maconha foram recolhidas.

Em uma das últimas ocorrências de relevância da Divisão, equipes da 1ª DIG capturaram um homem que estava foragido desde 1998, considerado um dos maiores ladrões de banco e de transportadora de valores do Estado, com participação em crimes ocorridos em Araçatuba, Bauru e Cidade Del Leste, no Paraguai. A prisão do suspeito ocorreu em março deste ano.

Sobre a unidade

A Divisão atua no combate aos crimes de maior relevância: crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídio e latrocínio, crimes contra o patrimônio (roubo a banco e roubos de maior repercussão) e tráfico de drogas, além de realizar ações preventivas com o GOE.
Atuando com mais de 40 policiais e 27 viaturas, a unidade funciona em um imóvel alugado, localizado na avenida Rodrigues Alves, nº 23-23, na Vila Cardia, em Bauru, onde funciona a Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade. O espaço conta com mais de 50 cômodos entre salas, celas, banheiros, auditórios e recepção.

Mais Notícias de Bauru e Região

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE