Search
Close this search box.

Artista de Sorocaba leva espetáculo para Cuiabá

Compartilhe

Depois de dois anos em isolamento social devido à pandemia da covid-19, o espetáculo “O Grande pequeno circo do Berinjela”, vai às ruas de Cuiabá-MT nos dias 11,12,13 e 14 de fevereiro, para uma circulação de três apresentações e uma oficina, com o artista residente de Sorocaba, Samir Jaime, intérprete do palhaço Berinjela Trakinas. O projeto foi contemplado no edital Funarte (Fundação Nacional de Artes) Circulação das Artes – Edição Centro-Oeste 2021. Com bases no circo-teatro e na “camelôturgia” da arte de rua, a pesquisa do “O Grande pequeno circo do Berinjela” se desenha na busca de um palhaço tipicamente brasileiro, que apresenta números e situações que não se baseiam na habilidade física, mas sim na interação com o público, criando um jogo de cena onde o palhaço conduz o imaginário do espectador. De acordo com o Samir Jaime (palhaço Berinjela Trakinas), o espetáculo busca inspiração nos artistas itinerantes que circulavam pelos interiores do país, buscando sempre uma grande proximidade com a plateia, tendo a mesma como grande aliada na construção da sua dramaturgia. Além disso, agora o espetáculo conta com interpretação simultânea de Libras, diferencial que o artista colocou como prioridade para tornar a sua arte mais acessível. “A minha renda vem exclusivamente da minha arte e durante a pandemia, vivi uma fase desafiadora e delicada, nós artistas dependemos disso para sobreviver, então voltar às ruas com o incentivo de um edital tão importante como o da Funarte é poder renovar as forças e continuar resistindo para que a arte alcance cada vez mais pessoas”, relata Samir que já passou com seu espetáculo por diversos estados do Brasil, como Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Santa Catarina, mas que ficou longe das ruas nos últimos dois anos por conta das medidas de segurança da pandemia. Pela primeira vez em Cuiabá-MT, o intérprete do palhaço Berinjela está ansioso, animado e promete levar muita energia para o público. “Sempre quis conhecer Cuiabá e quando surgiu a oportunidade de inscrever o projeto, a primeira cidade que pensei foi lá, estou contando os dias”, comenta. As apresentações serão em parques públicos de Cuiabá, com a primeira apresentação marcada para o dia 11/02, às 18h, no Parque Tia Nair, no dia 12/02, às 16h30, no Parque Estadual Mãe Bonifácia e por fim, no dia 13/02, às 17h, no Parque das Águas. E no dia 14/02, o artista ministrará uma oficina de Experimentos da Palhaçaria no Ponto de Cultura Em Cena – Escola Livre de Palhaços de Mato Grosso. O espetáculo tem direção e atuação de Samir Jaime, operação de som de Celso Stefano e interpretação simultânea de libras, feita pelo intérprete, João Mendes.

Artista de Sorocaba leva espetáculo para Cuiabá

Depois de dois anos em isolamento social devido à pandemia da covid-19, o espetáculo “O Grande pequeno circo do Berinjela”, vai às ruas de Cuiabá-MT nos dias 11,12,13 e 14 de fevereiro, para uma circulação de três apresentações e uma oficina, com o artista residente de Sorocaba, Samir Jaime, intérprete do palhaço Berinjela Trakinas. O projeto foi contemplado no edital Funarte (Fundação Nacional de Artes) Circulação das Artes – Edição Centro-Oeste 2021.

Com bases no circo-teatro e na “camelôturgia” da arte de rua, a pesquisa do “O Grande pequeno circo do Berinjela” se desenha na busca de um palhaço tipicamente brasileiro, que apresenta números e situações que não se baseiam na habilidade física, mas sim na interação com o público, criando um jogo de cena onde o palhaço conduz o imaginário do espectador.

Pela primeira vez em Cuiabá MT o intérprete do palhaço Berinjela está ansioso animado e promete levar muita energia para o público FOTO POR JONATHAN DOURADO

De acordo com o Samir Jaime (palhaço Berinjela Trakinas), o espetáculo busca inspiração nos artistas itinerantes que circulavam pelos interiores do país, buscando sempre uma grande proximidade com a plateia, tendo a mesma como grande aliada na construção da sua dramaturgia. Além disso, agora o espetáculo conta com interpretação simultânea de Libras, diferencial que o artista colocou como prioridade para tornar a sua arte mais acessível.

“A minha renda vem exclusivamente da minha arte e durante a pandemia, vivi uma fase desafiadora e delicada, nós artistas dependemos disso para sobreviver, então voltar às ruas com o incentivo de um edital tão importante como o da Funarte é poder renovar as forças e continuar resistindo para que a arte alcance cada vez mais pessoas”, relata Samir que já passou com seu espetáculo por diversos estados do Brasil, como Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Santa Catarina, mas que ficou longe das ruas nos últimos dois anos por conta das medidas de segurança da pandemia.

Pela primeira vez em Cuiabá-MT, o intérprete do palhaço Berinjela está ansioso, animado e promete levar muita energia para o público. “Sempre quis conhecer Cuiabá e quando surgiu a oportunidade de inscrever o projeto, a primeira cidade que pensei foi lá, estou contando os dias”, comenta.

O projeto de Samir Jaime palhaço Berinjela Trakinas foi contemplado pelo edital Funarte FOTO POR JULIA BIAGGIOLI

As apresentações serão em parques públicos de Cuiabá, com a primeira apresentação marcada para o dia 11/02, às 18h, no Parque Tia Nair, no dia 12/02, às 16h30, no Parque Estadual Mãe Bonifácia e por fim, no dia 13/02, às 17h, no Parque das Águas. E no dia 14/02, o artista ministrará uma oficina de Experimentos da Palhaçaria no Ponto de Cultura Em Cena – Escola Livre de Palhaços de Mato Grosso.

O espetáculo tem direção e atuação de Samir Jaime, operação de som de Celso Stefano e interpretação simultânea de libras, feita pelo intérprete, João Mendes.

Mais Notícias de Sorocaba e Região

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:

Compartilhe!

PUBLICIDADE

canal no youtube