Operação flagra trabalho infantil em ferro velho de Sorocaba
Uma operação de combate ao trabalho infantil foi realizada na tarde desta sexta-feira (3), em uma empresa de ferro velho, no bairro Vitória Régia, em Sorocaba (SP).
O trabalho foi realizado pelo Ministério do Trabalho, Guarda Civil Municipal e Conselho Tutelar. O local foi descoberto por meio de denúncias de aliciamento de menor e exploração do trabalho infantil. A primeira denúncia ocorreu há 15 dias, a qual duas crianças estavam indo ao local vender materiais recicláveis e em troca recebiam alguns centavos.
O Conselho Tutelar teve ciência do caso e recebeu mais denúncias, inclusive, de mães de alunos de uma escola que fica em frente ao ferro velho. O conselho aplicou uma medida de proteção às duas crianças. Os dois meninos, que são irmãos, foram afastados da mãe e entregues a uma tia.
Como já havia essa primeira denúncia, foi realizada a operação na tarde desta sexta-feira. A equipe encontrou o local insalubre e perigoso. Uma criança foi localizada no estabelecimento, que seria o neto do proprietário. Em frente a empresa, há uma escola infantil e a equipe visualizou crianças soltando pipa.
Em conversa com uma das crianças, ela confirmou que vendia os recicláveis. Os proprietários confessaram e confirmaram a frequência das crianças e da venda, porém afirmaram que não sabiam que a prática era proibida.
Os donos do local foram advertidos e orientados do risco que eles poderiam correr e do crime cometido. Também foi informado que enquanto houver denúncias relacionadas a prática de trabalho infantil, a equipe vai continuar focalizando o local.
O Ministério do Trabalho de Sorocaba autuou a empresa em razão dos empregados sem registro encontrados no ferro velho.
O neto do proprietário foi afastado do local e entregue a avó que também foi advertida.
As conselheiras Ligia Geminiani, Vanessa Ramires e Patrícia Braga participaram da operação e informaram que ações como essa têm sido frequentes na cidade.
Do G1