Conheça o EQC 4×4², veículo elétrico off-road da Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz está cada vez mais empenhada em investir em veículos elétricos de luxo em vários segmentos de mercado. Agora, a montadora alemã apresentou um modelo-conceito de aventura: o novo SUV off-road EQC 4×4², futuro veículo robusto com tecnologia totalmente eletrificada.
“O nosso objetivo é combinar modernidade e sustentabilidade com apelo emocional. O EQC 4×4² visa trazer mobilidade sustentável para atividades de lazer agradável”, afirma a empresa. “Este conceito destina-se a um estudo de dirigibilidade da e-mobilidade da Mercedes-Benz que busca a liderança também neste segmento de veículo”.
O modelo 4×4² foi desenvolvido pela montadora a partir do também SUV elétrico EQC 400 4MATIC já existente e que foi modificado para atender às características de um legítimo off-road. Ele é duas vezes mais alto que o EQC de produção. Ambos são originários do modelo convencional GLC.
Para dirigir no modo fora-de estrada, o conceito da Mercedes-Benz tem freio direcional para realizar curvas com alto torque adequando-se ao terreno. Os seus pneus no tamanho 285/50 R 20 proporcionam melhores padrões de segurança em situações radicais de uso na terra, no barro e na areia, além de dirigibilidade em áreas alagadiças. Tem 29,3 cm de altura em relação ao solo e é capaz de rodar combinando potência de 21,3 a 20,2 kWh a cada 100 quilômetros, com zero emissão de CO2.
Outro destaque do EQC 4×4² é a sua proposta sonora, trazendo sons da própria paisagem para dentro do carro, de acordo com a Mercedes-Benz. Parâmetros como a posição do pedal do acelerador, velocidade ou taxa de recuperação de energia do carro são processados por algoritmos e transmitidos em tempo real pelos alto-falantes no interior do veículo.
A aparência visual é impressionante complementada pelo carro filmado na cor cinza metálico fosco e pelos faróis e rodas na tonalidade preta, como mostra a sequência de imagens.
Por enquanto o SUV revelado é concentual e não está à venda. No entanto, o modelo deverá entrar em produção num futuro breve para acompanhar a nova tendência de veículos aventureiros elétricos que serão lançados até 2021 como o GM Hummer EV e o novato SUV R1S da startup Reviam.