Veja os 5 SUVs mais baratos e fáceis de consertar no Brasil
O CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) atualiza todos os meses a tabela do índice Car Group . O órgão realiza crash-tests dianteiros e traseiros nos veículos analisados, faz os reparos e uma avaliação individual das peças envolvidas. O resultado é uma classificação baseada no índice, levando em conta os custos da reparação, o tempo de substituição do componente e a cesta básica de peças.
Dessa forma, o CESVI desenvolveu uma nota técnica para designar o índice de reparabilidade. Quanto menor a nota, mais fácil, barato e rápido é consertar o veículo. Saiba quais são os melhores SUVs compactos neste quesito.
5 – Jeep Renegade – 54 pontos
Segundo o índice Car Group do CESVI, o Jeep Renegade é o quinto SUV mais fácil e rápido de consertar no Brasil. Em uma eventual batida, leva-se 10 horas para arrumar sua dianteira e 6 horas para realizar os reparos na traseira. O preço da cesta básica é R$36.432.
O Jeep Renegade parte de R$ 77.490 na versão STD, com motor 1.8 flex, e pode chegar a R$ 161.490 na versão Trailhawk, que é turbodiesel. O modelo disputa a liderança da categoria dos SUVs compactos.
4 – Peugeot 2008 – 53 pontos
O Peugeot 2008 é o quarto SUV mais barato, rápido e fácil de consertar, segundo o índice Car Group do CESVI. Leva-se 13 horas para consertar a dianteira e 11 horas para arrumar a traseira, com cesta básica avaliada em R$ 43.140.
O modelo pode ser adquirido por valores entre R$ 69.990, na versão Allure 1.6 aspirada, e R$ 99.990 na versão Griffe 1.6 com motor turbo. O modelo não emplaca tanto quanto o irmão CItroën C4 Cactus.
3 – Renault Duster – 50 pontos
Lançado em março, o Renault Duster foi considerado o terceiro SUV compacto mais barato e rápido de consertar pelo CESVI. Segundo o levantamento, leva-se 39 horas para executar o reparo completo da dianteira e 23 horas para arrumar a traseira. A cesta básica de peças parte de R$18.129.
O Renault Duster parte de R$ 78.990 na versão Zen, e pode chegar a R$ 99.290 na versão Iconic. Todos os modelos são equipados com motor 1.6 SCe de 120 cv.
2 – Ford EcoSport – 37 pontos
O Ford EcoSport fica com a medalha de prata no ranking do CESVI. Segundo o levantamento, são necessárias 44 horas para reparar completamente a dianteira e 25 horas para arrumar a traseira. A cesta básica, por outro lado, é a mais barata da lista: R$ 16.128.
O SUV mais barato da Ford parte de R$ 80.490 na versão SE 1.5, e pode chegar a R$ 113.990 na versão aventureira Storm, com motor 2.0. Até meados de 2013, o modelo foi o SUV mais vendido do Brasil.
1 – VW T-Cross – 16 pontos
Segundo o CESVI, o Volkswagen T-Cross é o SUV mais barato, fácil e rápido de consertar. São apenas 11 horas para reparar a dianteira e 7 para arrumar a traseira, com cesta básica de peças tabelada em R$ 19.128.
O VW T-Cross parte de R$ 80.790 na versão 1.0 TSI, e pode chegar a R$ 118.990 com motor 1.4 TSI de 150 cv. Atualmente, disputa a liderança do segmento com o Jeep Renegade.