Citroën registra desenho do sedã aventureiro C3L no Brasil
Em agosto, a Citroën registrou no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a patente de uma lanterna traseira que não correspondia a nenhum modelo da linha atual da marca na Europa. Pois o mistério foi resolvido em outro pedido de registro de desenho industrial feito pela montadora francesa no Brasil. Trata-se do sedã Citroën C3L.
O modelo, que é específico para o mercado chinês, pouca coisa tem em comum com o hatch Citroën C3 . Trata-se de um três volumes aventureiro que é derivado do C-Elysee, que por sua vez é um sedã de baixo custo projetado pela Citroën com o objetivo de ser produzido e vendido nos países em desenvolvimento.
O C3L é oferecido na China com uma versão turbo do motor 1.2 PureTech de três cilindros, que desenvolve 115 cv de potência e torque de 19,37 kgfm a partir de 1.500 rpm. Este propulsor pode ser combinado com um câmbio manual de seis marchas ou automatizado de seis marchas e dupla embreagem.
Sedã compacto da Citroën no Brasil?
Questionada na época sobre a origem da lanterna, a PSA comentou que registrava rotineramente “diversos modelos de veículos e peças para proteger a nossa propriedade intelectual, independente do fato de serem ou não lançados localmente”. E o lançamento desse sedã aventureiro no Brasil parece realmente ser bastante improvável.
Um explicação para isso é o fato dele ainda ser baseado na plataforma PF1, que apesar de ser a mesma empregada em modelos relativamente recentes na linha brasileira como o SUV compacto C4 Cactus , já está no final da sua vida no exterior.
A própria fábrica brasileira da PSA, em Porto Real (RJ), já está sendo adequada para produzir novos modelos sobre a plataforma modular CMP. Mesma usada no Peugeot 208 de nova geração, servirá de base para um substituto do Citroën C3 nacional e para uma nova linha de modelos de baixo custo que está sendo desenvolvida em parceria com uma empresa indiana.