Pane seca afeta 16 carros por dia no Sistema Anhanguera-Bandeirantes
Um levantamento pela CCR AutoBAn , concessionária que administra as rodovias Bandeirantes (SP-348) e Anhanguera (SP-330), aponta que entre janeiro e novembro cerca de 76 mil veículos deste ano foram atendidos pelo serviço de socorro SOS Usuário nas duas rodovias. Média de um veículo a cada seis minutos.
De acordo com a concessionária, cerca de 70% desses chamados de socorro são motivados por panes mecânicas nos veículos. Mas o que chama a atenção é o número de automóveis que acabam parando por falta de combustível . “Em 2020, as equipes da concessionária atenderam, em média, 16 veículos por dia com pane seca , o que equivale a um atendimento a cada uma 1h40″, destacou João Moacir da Silva, coordenador de tráfego da CCR AutoBAn.
Vale destacar que deixar o veículo parar em via pública por falta de combustível , prejudicando o tréfego, é uma infração considerada média no Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 130,16 e perda de 4 pontos na CNH. Além da possibilidade de remoção do veículo.
Em caso de quebra ou pane seca , a concessionária explica que o motorista pode acionar o SOS Usuário gratuitamente. A comunicação pode ser feita pelo próprio aparelho celular do usuário, que deve ligar para o número 0800-0555550 ou a partir de um dos 544 telefones de emergência instalados a cada quilômetro das rodovias.
Ate sexta-feira (11), a CCR AutoBAn, a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e a Polícia Militar Rodoviária realizam uma edição da Campanha Pit Stop, que tem o objetivo de conscientizar os motoristas.
Durante a iniciativa, que acontece das 8 às 17 horas no km 125 da pista norte – sentido Interior – da Rodovia dos Bandeirantes, em Santa Bárbara d’Oeste, será oferecido folheto com orientações sobre sobre a importância da manutenção preventiva de veículos, além de máscara de tecido e álcool líquido 70%