Veja 5 carros da Ford brasileira que deixaram saudades
A Ford anunciou na última segunda-feira (11) o fechamento ainda este ano da fábrica de Camaçari (BA). Última da empresa no Brasil, a decisão marca a saída da marca americana do clube dos fabricantes brasileiros de automóveis, trajetória que havia sido iniciada em 1919, com a primeira fábrica da empresa na capital paulista.
Inicialmente montando carros que vinham dos Estados Unidos em caixas, a Ford foi produzir o seu primeiro veículo nacional — o caminhão F-600 — em 1957. O primeiro automóvel de passeio viria dez anos depois, quando a marca americana nacionalizou o sedã Galaxie, modelo que seria um dos mais luxuosos do mercado brasileiro até o início dos anos 1980.
De lá para cá, as fábricas do bairro do Ipiranga, na capital paulista, de São Bernardo do Campo (SP) e de Camaçari (BA) produziram diversos modelos icônicos que ficaram na memória e que ainda fazem parte do cotidiano das famílias brasileiras. Confira alguns deles a seguir.
1 – Ford Maverick GT V8
O americano Ford Maverick foi lançado no Brasil em 1973, estava disponível nas carrocerias sedã e cupê como uma aposta da marca do oval para enfrentar o Chevrolet Opala, lançado pela concorrente em 1968.
O modelo trazia inicialmente nas versões mais mansas o motor de seis cilindros herdado do finado Willys Itamaraty, criticado por seu consumo e desempenho contido. Por outro lado, a versão esportiva GT era alvo de elogios. Com um motor 5.0 V8 importado de 199 cv, era um dos carros brasileiros mais potentes do mercado e foi muito utilizado em competições.
2- Ford Landau
O Ford Galaxie era nos Estados Unidos um modelo criado para agradar ao público que buscava mais espaço do que luxo. Mas no Brasil o seu papel era bem diferente, o que justificava o lançamento de uma versão de visual e acabamento bem mais requintado.
Lançada com o nome de LTD Laudau em 1971, passou a ser só Landau em 1976. Além do motor 5.0 V8 (o mesmo usado no Maverick GT V8), trazia um acabamento interno ainda mais caprichado que nas versões mais “simples” e um vidro traseiro menor, para garantir a privacidade dos ocupantes do assento traseiro.
3 – Ford Escort XR3 Conversível
A terceira geração do Ford Escort foi lançada no Brasil em 1983. Embora tivesse o mesmo visual do carro europeu da época, usava os mesmos motores CHT herdados do Corcel (1.3 de 63 cv e 1.6 de 74 cv), que não se caracterizavam pelo alto desempenho.
Isso não impediu que a Ford lancasse dois anos depois a versão XR3 Conversível, que combinava o motor 1.6 CHT um pouco mais apimentado (82 cv) com uma rara carroceria aberta, produzida pela Karmann-Ghia. Em tempos de mercado fechado para os importados, se tornou um carro desejado e acessível para poucos. Seguiu as evoluções da linha e deixou o mercado só em 1995, quando usava o mesmo motor 2.0 do Volkswagen Gol GTI.
4 – Ford Ka SEL 1.0
Surgido inicialmente como um carro urbano de visual controverso, o Ford Ka evoluiu até se transformar na sua terceira geração — projetada no Brasil e lançada em 2014 — em um hatch compacto convencional apenas com opção de cinco portas.
Um das versões mais interessantes nos primeiros anos de produção foi a SEL 1.0. Combinando o pacote de equipamentos mais completo com o motor 1.0 de três cilindros e até 85 cv, na época era o único modelo com motor de menos de 1.000 cm³ a contar com sistemas como os controles eletrônicos de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampas.
5- Ford EcoSport Storm
Lançado em 2003, o Ford EcoSport foi desenvolvido pela filial brasileira da marca sobre a base do hatch Fiesta e se tornou o primeiro representante no Brasil dos modelos que anos depois seriam definidos como SUVs compactos.
Uma das versões mais interessantes do Ford EcoSport é a 4×4 Storm, lançada em 2018. Com visual exclusivo, está equipada com um motor 2.0 com 176 cv e um câmbio automático de seis marchas. Com preço de tabela de R$ 115.190, ainda é um dos modelos com tração nas quatro rodas mais acessíveis do mercado.