Search
Close this search box.

Ford Galaxie LTD Landau marcou uma nova era entre os carros de luxo no Brasil

Compartilhe

Ford Galaxie LTD Landau marcou uma nova era entre os carros de luxo no Brasil


source
Ford LTD Landau: foi o sedã mais luxuoso fabricado no Brasil no final dos anos 60 com requinte de sobra
Renato Belotte/iG

Ford LTD Landau: foi o sedã mais luxuoso fabricado no Brasil no final dos anos 60 com requinte de sobra

A década de 60 parecia muito promissora no Brasil especialmente sob o ponto de vista da indústria automobilística. Vale lembrar que a produção de veículos  nacionalizados havia começado no final dos anos 50 e, dessa forma, estava em franco crescimento.

A Ford já investia há algum tempo no país. E em meados dos anos 60 resolveu trazer um modelo de luxo para o nosso mercado. O Galaxie foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de 1966, ainda era realizado no Parque do Ibirapuera. Não é preciso dizer que a imagem do veículo luxuoso cheio de estilo conquistou o público presente.

O que chamava mais atenção, a princípio, era o tamanho do carro, com 5 metros de comprimento por 2 metros de largura. Realmente um padrão norte-americano em nossas ruas.Inicialmente era oferecido com o motor de 272 polegadas cúbicas, o mesmo já utilizado na F100 , a picape da marca.

YouTube video

Um dos destaques ficava por conta do interior extremamente confortável. Os diferenciais também era suspensão com molas e líquidas, algo até hoje sem paralelo na indústria nacional. O conjunto de motor V8 e suspensão com molas helicoidais garantia viagens tranquilas extremamente agradáveis.

Você viu?

A versão LTD , mais luxuosa, chegou às lojas em 1969. A ideia era agradar a quem buscava as características citadas acima e um pouco mais de luxo. Nesse sentido ele trazia diferenciais de acabamento interno, calotas e já era oferecido o motor com 292 polegadas cúbicas, ou 4,8 litros de cilindrada.

Dois mais tarde mais um upgrade importante: a versão LTD Landau chegava às lojas com ainda mais luxo e um toque de requinte. O diferencial externo era o teto de vinil com o vigia pequeno, como as carruagens europeias.

O exemplar da nossa matéria combina tudo isso com excepcional estado de conservação e a já conhecida maciez do motor V8 com o c âmbio manual de três marchas , na coluna. Andar em um deles é viajar no tempo e quase que, literalmente, flutuar pelo asfalto. Até a semana que vem.

Fonte: IG CARROS

Mais Notícias em CARROS

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE