Veja 5 modelos esquecidos pelas fabricantes
Um meme muito popular na internet traz a seguinte colocação: o Brasil não é para amadores. De fato, não é. Mas nosso ecossistema é tão volátil quando tratamos de questões econômicas que pode driblar até mesmo os executivos mais competentes do mercado automotivo .
Não é incomum que uma marca anuncie um modelo, deixe o tempo passar e não toque mais no assunto. Partindo disso, a reportagem do iG Carros relembra 5 ocasiões recentes em que fabricantes anunciaram modelos que logo caíram no esquecimento do grande público. Acompanhe.
1 – VW Atlas Cross Sport
A Volkswagen vive um impasse desde que tirou o Touareg do catálogo brasileiro. A nova geração do SUV de porte grande ficou mais rebuscada e cara, fator que poderia aumentar muito seu patamar de preço em nosso mercado. Neste cenário, o Atlas Cross Sport foi apontado como alternativa.
O Atlas Cross Sport tem o visual de SUV-cupê que está na moda e o mesmo motor 2.0 TSI de 230 cv de outros modelos Volkswagen no Brasil. A marca alemã nunca chegou a confirmá-lo, mas registrou suas patentes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) no começo de 2020. Resta saber se os planos terão continuidade com o avanço da vacinação no país.
2 – Renault Alaskan
Pense em uma novela enrolada! A Renault anunciou a picape média Alaskan na metade de 2018, despertando expectativas sobre uma possível estreia no Salão do Automóvel daquele ano. Mas durante o evento, a marca nem chegou a mencionar o lançamento do modelo. A picape sequer estava no palco durante a apresentação à imprensa, que foi transmitida ao público geral pela internet.
Os planos de produzir a Alaskan na Argentina começaram a esfriar ao longo de 2019. A marca chegou a cancelar produção, mas voltou atrás em 2020, um pouco antes do início da pandemia. A picape só chegou aos concessionários argentinos no último mês de outubro.
Neste momento, a Alaskan está em “banho-maria” para o nosso mercado. A Renault do Brasil enfrenta pressão da matriz argentina para que a picape seja vendida por aqui. Unidades do modelo foram flagradas no Paraná ao longo do último mês, colocando lenha nos rumores de que a história pode ter um desfecho. Vamos acompanhar…
Você viu?
3 – Mercedes-Benz Classe X
Outro modelo que deu uma ‘flopada’ foi a Classe X , a primeira picape média da história da Mercedes-Benz . Ela foi confirmada para o mercado brasileiro pela fabricante em 2016, quando o projeto ainda estava sendo finalizado. A produção seria na Argentina, na fábrica da Nissan, em Córdoba.
Em 2019, a Mercedes-Benz reconsiderou e decidiu encerrar os planos de produzir a Classe X no país vizinho. Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, a matriz brasileira tinha interesse em lançar o modelo e já negociava o arranjo de vendas com os concessionários. A Classe X seria vendida tanto nas concessionárias de automóveis quanto veículos comerciais da Mercedes-Benz, em um arranjo semelhante ao da Volkswagen Amarok. Infelizmente, não rolou.
4 – Chevrolet Silverado
A Chevrolet nunca escondeu o interesse em vender a última geração da picape de grande porte Silverado na América Latina. O primeiro país a receber a novidade seria a Argentina, onde o modelo chegou a ser exposto ao público ao longo de 2020. Se a picape tivesse boa recepção pelos hermanos, teria chances maiores de ser lançada no Brasil.
Em abril de 2021, a Chevrolet anunciou o adiamento do lançamento da Silverado na Argentina. Segundo a marca, trata-se de uma estratégia para priorizar modelos de maior apelo na região. Com isso, uma eventual importação para o Brasil também esfriou.
Resta saber se a Chevrolet dará continuidade aos planos de lançar a Silverado na América Latina, ou se os planos serão definitivamente cancelados.
5 – Citroën C5 Aircross
Quando a Citroën prometeu três novos modelos no Brasil até 2023, o SUV médio C5 Aircross era o primeiro nome na lista. Os executivos só não poderiam contar com dois fatores: o início da pandemia em março de 2020 e a fusão do Grupo PSA com a FCA Automobiles em janeiro de 2021.
Com isso, a chegada do Citroën C5 Aircross retornou à incerteza. Ele foi lançado na Argentina em julho de 2020, mas sua importação para o mercado brasileiro se tornou um assunto nebuloso para a marca. Julgando o novo posicionamento da Citroën, que tirou 3 modelos de linha de uma só vez em nosso mercado, o SUV médio dificilmente virá ao Brasil.