Fiat Strada tem fila de espera de até 120 dias nas concessionárias
Uma das marcas menos prejudicadas pela falta de semicondutores na indústria, a Fiat lidera das vendas com boa folga em 2021. Conforme os dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), de janeiro a julho, a fabricante tem 22,2% de participação de mercado no Brasil, levando em conta automóveis e comerciais leves. Em seguida, vem a VW, com 15,7% e em terceiro lugar a GM, com 11,5%.
Além de não ter sido tão afetada com as paralizações na linha de montagem como a maioria das rivais, a Fiat também contou com lançamentos bem aceitos, como a nova geração da picape Strada, líder de vendas no segmento e o carro mais vendido nos sete primeiros meses de 2021, com 70.502 unidades, ante 53.205 do Hyundai HB20 e 52.797 do Fiat Argo .
Mas todo esse sucesso terá que se contido por uma interrupção nos pedidos nas lojas. A reportagem de iG Carros chegou a falar com algumas lojas da marca e nos disseram que a fila de espera pela nova Strada já chega a 120 dias e que a marca, pelo menos por enquanto, não está mais aceitando encomendas até ter melhores condições de suprir a demanda.
Vale lembrar que a Fiat Strada tem preços sugeridos que partem de R$ 84.768 na versão mais simples, com motor 1.4 flex e que chegam a R$ 101.311 na topo de linha Volcano , de cabine dupla e motor 1.3 Fire Fly que funciona apenas com câmbio manual de cinco marchas, mas logo ganhará uma nova versão com caixa automática do tipo CVT.
Você viu?
Grand Siena com desconto e o Uno sumiu das lojas
Ainda conversando nas concessionárias da Fiat, constatamos que a marca não tem enviado mais lotes do Uno , que nem aparece mais nos sistemas de boa parte dos vendedores. A fabricante ainda não confirmou o fim da produção do compacto, mas isso deverá acontecer oficialmente em dezembro.
Enquanto isso, os vendedores procuram convencer os interessados no Uno a levar um Mobi ou um Argo básico. O Uno só existe no catálogo da Fiat na versão Attractive, com o antiquado motor 1.0 Fire Evo, a partir de R$ 63.678. Um Mobi Easy 1.0 sai por R$ 49.222 e um Argo 1.0 mais simples por R$ 67.829.
Além disso, fomos verificar como anda o estoque do sedã Grand Siena , outro modelo da Fiat que está com os dias contados. Encontramos poucas unidades com desconto em torno de R$ 4 mil, na cor preta, a única que a marca não cobra um valor extra. Mesmo assim, o carro sai por volta de R$ 61 mil, com o mesmo motor 1.0 Fire Evo do Uno.
Pode não parecer tão atrativo, mas, depois do Grand Siena, o sedã mais em conta da marca é o Cronos 1.3 com câmbio manual, que está com preço promocional de R$ 73.131, ante R$ 79.490 que consta na tabela.