Marca chinesa volta a mostrar carro elétrico inspirado no Fusca
O conceito Ora Punk Cat , de uma submarca da Great Wall Motors , causou muita polêmica durante o Salão de Xangai de 2021. Sua semelhança com o Fusca causou desconforto entre as fabricantes, rendendo até ameaças de processo por parte Volkswagen . Apesar disso, a marca chinesa dá continuidade ao lançamento e revela uma nova versão, o Ora Ballet Cat .
Algumas mudanças foram adotadas pela Great Wall Motors na comparação com o modelo mostrado em Xangai (China). Os faróis dianteiros e as lanternas traseiras ganham novo design para tentar distanciar o Ballet Cat do Fusca original. Uma nova placa foi inserida na tampa do porta-malas.
O interior do Ora Ballet Cat traz claras inspirações no VW Fusca , principalmente no design do volante multifuncional. A central multimídia que se estende pelo painel e vai até o cluster lembra a nova linguagem visual da Mercedes-Benz . A tonalidade rosa dos estofamentos chama atenção pela escolha inusitada.
A Great Wall Motors ainda não divulgou informações mecânicas, mas antecipa que o modelo 100% elétrico terá em torno de 400 quilômetros de autonomia. Novos detalhes sobre a dupla Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat serão revelados durante o lançamento, previsto para o primeiro trimestre de 2022.
Você viu?
Great Wall Motors no Brasil
Após alguns anos flertando com a ideia de se instalar no Brasil, a Great Wall Motors confirmou sua entrada no mercado nacional em 2021. A marca chinesa comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) – desocupada desde dezembro de 2020 – para produzir SUVs e picapes.
Essa é a primeira vez em cinco anos que uma marca de automóveis inicia produção inédita no Brasil. A última aconteceu em junho de 2016, com a inauguração da primeira fábrica da Land Rover em Itatiaia (RJ). Vale lembrar que a Honda já contava com uma planta em Sumaré (SP) quando inaugurou seu novo complexo em Itirapina (SP) em março de 2019.
A produção local em Iracemápolis deve ficar para os próximos anos, pois a Great Wall pretende iniciar sua operação nacional como importadora, assim como Lifan e JAC Motors . Apenas um modelo está confirmado, a picape média Poer, futura rival de Toyota Hilux e Chevrolet S10.