JAC e-JS4: SUV elétrico roda 420 km gastando apenas R$ 36, diz a fabricante
Quanto você pagou na gasolina na última vez em que foi abastecer? O preço costuma variar bastante, mas algumas regiões do Brasil já registram valores acima de R$ 7,00. O cenário caótico fez algumas pessoas converterem clandestinamente seus veículos para rodar com GLP (gás liquefeito de petróleo) – o tradicional gás de cozinha – causando acidentes graves.
Veículos elétricos ficaram mais atrativos com a elevação nos preços, e a JAC Motors tem um catálogo vasto na categoria. Apenas entre os automóveis, são cinco opções: e-JS1 (R$ 149.990), iEV20 (R$ 159.990), iEV40 (R$ 189.990), e-JS4 (R$ 249.990) e iEV330P (R$ 309.990).
O linha de comerciais elétricos da JAC Motors ainda conta com o caminhão iEV350T (R$ 269.990), a van iEV750V (R$ 399.990) e o caminhão de autonomia estendida iEV1200T (R$ 399.990)
Direto ao ponto
E quanto se gasta para abastecer um carro elétrico ? Isso depende de vários fatores, como o valor do kWh na sua região e a capacidade da bateria do veículo. Para o e-JS4 , a JAC divulga que o cliente gastará em torno de R$ 9,00 para cada 100 km rodados. A bateria de íon-lítio tem capacidade de 55 kWh.
Sendo assim, um proprietário gastará em torno de R$ 36,00 para ter a autonomia completa de 420 km. Com este valor, você não conseguirá colocar mais de 6 litros de gasolina no tanque do seu carro em algumas regiões do Brasil. Deu para entender o benefício agora?
O JAC e-JS4 tem 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Na comparação com o Nissan Leaf , modelo elétrico com valor correspondente, o JAC é mais curto (- 7 cm), mais alto (+ 10 cm) e tem distância entre-eixos menos generosa (- 8 cm).
O porta-malas do e-JS4 é maior. São 520 litros contra 435 litros do Leaf , segundo a fabricante. Outro ponto que merece destaque é o porte do modelo, pois SUVs médios têm mais apelo no mercado que hatches médios no Brasil.
Segurança
O pacote vendido no Brasil traz câmera 360°, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis em LED, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus.
Leia Também
Como todos devem ser
O e-JS4 é realmente muito bom de guiar. O acerto de direção e suspensão permite que o SUV elétrico enfrente obstáculos urbanos sem transmitir as irregularidades do solo à cabine. Além disso, o bom ângulo de ataque impede que ele raspe em valetas, buracos e lombadas.
Pisando fundo, a JAC divulga que o e-JS4 pode atingir 100 km/h em apenas 7,5 segundos. A velocidade máxima é limitada a 150 km/h para evitar gastos elevados de energia.
A JAC Motors anuncia que o e-JS4 tem 420 km de autonomia, mas este número pode variar de acordo com o seu trajeto, ou a forma de condução. Carros elétricos preferem o ciclo urbano para aproveitar o ‘anda e pára’ do trânsito e recarregar as baterias. Por este motivo, eles costumam ser muito gastões em velocidades acima de 90 km/h.
Conclusão
Atualmente, a JAC tem o maior catálogo de carros elétricos do Brasil. O e-JS4 tem a vantagem de ter a autonomia de um modelo convencional. Portanto, você poderá ir ao trabalho várias vezes na semana e deixá-lo carregando em casa aos finais de semana, sem depender de estações públicas.
A relação custo-benefício é a melhor da categoria. Pelo mesmo valor, você não encontrará um carro elétrico com a mesma autonomia e o tamanho do SUV e-JS4 . O futuro reserva conquistas brilhantes para este segmento.
JAC e-JS4 Preço: R$ 249.990 Motor: elétrico, tração dianteira Potência: 150 cv Torque: 33,6 kgfm Transmissão: automática Freios: discos ventilados (dianteira) discos sólidos (traseira) Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira) Proporções: 4,41 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de entre-eixos Porta-malas: 520 litros Peso: 1.710 kg 0 a 100 km/h: 7,5 segundos Vel. Máx: 150 km/h (limitada eletronicamente)