Search
Close this search box.

Lada Niva sairá de linha em dezembro, após 44 anos sem mudanças

Compartilhe

Lada Niva sairá de linha em dezembro, após 44 anos sem mudanças


source
A história do Lada Niva chega ao fim da linha depois de mais de quatro décadas em produção
Divulgação

A história do Lada Niva chega ao fim da linha depois de mais de quatro décadas em produção

Produzido sem grandes mudanças desde 1977, o jipinho Lada Niva finalmente será descontinuado na Rússia. A fábrica de Tolyatti não está mais aceitando encomendas de concessionários, e a produção do lendário 4×4 está marcada para terminar em dezembro de 2021. O modelo foi vendido no Brasil entre 1990 e 1997.

Dois motivos levaram ao encerramento da produção do Lada Niva após 44 anos . O primeiro deles diz respeito às novas normas de emissão de gases tóxicos na Europa. Com um motor defasado, a Lada optou por não investir em uma renovação para a mecânica do Niva.

Em 1996, o Niva abandonou o antigo motor 1.6 carburado que o equipava desde o lançamento, adotando uma unidade 1.7 com injeção eletrônica no ano seguinte. Trata-se do mesmo motor utilizado até os dias de hoje.

O segundo motivo para o fim do Niva é que o modelo ganhará uma nova geração em 2024. Apesar da idade avançada do modelo atual, o Niva corresponde a 38% de todas as vendas da Lada no mundo. A marca tem a expectativa de que uma renovação do lendário 4×4 possa alavancar este número.

Ao longo de seus 44 anos de história, o Niva emplacou mais de 3 milhões de unidades em todo o mundo. Estima-se que 650 mil unidades do jipinho continuam em circulação.

Leia Também

O fato de ser um modelo defasado chamava atenção de um público europeu mais ‘descolado’, que não se importava com seu caráter rústico. A atriz Scarlett Johansson aparece dirigindo uma unidade no filme ‘Viúva Negra’, que estreou no Disney+ em 2021.

No Brasil

Lada Niva chegou a ser vendido no Brasil no início dos anos 90 e continua com uma legião de fãs até hoje
Divulgação

Lada Niva chegou a ser vendido no Brasil no início dos anos 90 e continua com uma legião de fãs até hoje

Com a abertura das importações em 1990, a Lada foi uma das primeiras marcas de importados a chegar ao Brasil. O Niva teve grande destaque, uma vez que os modelos da Gurgel eram considerados defasados.

As vendas do Niva começaram a cair em 1991 com a dissolução da União Soviética. A grande dificuldade de importar peças e os problemas recorrentes dos modelos seminovos atrapalharam o pós-venda do jipinho russo. Em 1997, pouco antes da chegada de um novo rival ao Brasil – o Suzuki Jimny –, o Lada Niva saiu de linha no Brasil.

O Lada Niva  ainda tem grande procura no segmento dos carros clássicos. Unidades em bom estado podem passar de R$ 35 mil nos classificados online mais populares.

Fonte: IG CARROS

Mais Notícias em CARROS

Curta O Rolo Notícias nas redes sociais:
Compartilhe!

PUBLICIDADE