Chevrolet Equinox 2022: SUV fica mais conectado, mas será suficiente?
A GM chegou a anunciar que a linha 2022 do Equinox iria desembarcar no Brasil em outubro do ano passado. Mas, depois de alguns contratempos, o carro acabou foi lançado apenas agora. Ok, vindo México, o carro conta com visual renovado, acesso à internet a bordo e com alguns aplicativos nativos, como o Spotify.
Acontece que o mundo automotivo está passando por mudanças bem aceleradas, inclusive dentro da própria matriz da GM, que está prestes a lançar nos EUA um SUV elétrico batizado como “Equinox EV”. Digo isso porque, agora que o preço da gasolina disparou, um utilitário esportivo médio que não é pelo menos híbrido ou flex fica com com uma boa desvantagem em relação aos rivais.
O Chevrolet Equinox Premier (R$ 221.990) é movido apenas a gasolina e foi avaliado pela reportagem de iG Carros tanto na cidade quando na estrada. É um SUV mais caro que o Toyota Corolla Cross XRV Hybrid (R$ 196.290) e que o VW Taos Highline (R$ 206.950). Além disso, terá que enfrentar novos rivais híbridos que estão confirmados para chegar às lojas nos próximos meses, como o Honda CR-V Hybrid (previsto para o início de 2023) e o Caoa Chery Tiggo 8 Pro .
Tudo bem que o Equinox 2022 ficou mais interessante com a cara renovada, que inclui faróis Full LED bipartidos pela lâmina superior da grade dianteira e interior com a central multimídia com acesso à internet e aplicativos como Spotify e Alexa nativos. Entre outras vantagens, logo será possível acionar uma série de funções do carro por comando de voz, inclusive fechar os vídros e ligar os faróis.
Também não falta espaço interno ao SUV da GM , que tem 4,65 m de comprimento e 2,72 m de entreeixos, o que é mais do que os 4,4 m do Jeep Compass e 4,5 do VW Taos . Cinco ocupantes viajam com bastante conforto, mas o porta-malas de 468 litros perde para o do Taos (498 litros), embora seja maior que os demais concorrentes, como Compass (410 litros) e Toyota Corolla Cross (440 litros).
Mas será que isso é o suficiente para enfrentar os fortes e eficientes rivais híbridos? O conjunto mecânico do Equinox renovado é o mesmo de sempre, ou seja, conta com motor 1.5 turbo, de 172 cv e 27,8 kgfm de torque, números para dar ao SUV fôlego compatível com a proposta do carro e suficiente para ultrapassagens seguras, mas nada que empolgue.
A relação peso-potência continua adequada, com 9,7 kg/cv. Entretanto, com o câmbio de seis marchas, com relações longas, a prioridade é conter ao máximo o consumo. Tanto que, se pisar de leve no acelerador, mantém o contagiros bem próximo das 1.000 rpm, o que obriga a cutucar o pedal para fazer o carro “acordar”. Conforme a fabricante, o Chevrolet Equinox 2022 faz de 0 a 100 km/h em pláusíveis 9,2 segundos e atinge 196 km/h.
O problema é que o consumo do Equinox não apenas é o maior entre os principais SUVs médios rivais, mas também sofre por aceitar apenas gasolina. De acordo com dados do Inmetro, o SUV da GM faz 9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, ante 10,2 e 12,2 km/l do VW Taos, respectivamente.
Se formos considerar o híbrido Toyota Corolla Cross é que aparece a grande diferença, tão importante em tempos de preços de combustíveis nas alturas. Estamos falando de 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.
Apesar disso, o rodar do Equinox é confortável, com bom equilibrio nas curvas, ajudado pelas rodas de aro 19 montadas em pneus de perfil baixo (235/50R 19). No caso da versão Premier , a tração é integral sob demanda, o que também ajuda na estabilidade por distribuir a força do motor para as rodas conforme as condições de aderência. Bom também é que há discos de freio nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.
O que poderia ser melhor é o diâmetro de giro do Equinox , o maior entre os SUVs rivais. São 12,7 metros, o que é mais de metro acima da média do segmento, o que prejudica nas manobras em espaços apertados , como nos estacionamentos de shoppings e condomínios. O jeito é ter paciência e cuidado, tendo que ir para frente e para trás até conseguir seguir em frente.
Conclusão
Mesmo com frente renovada a central multimídia que ganhou acesso à internet e aplicativos nativos, o Chevrolet Equinox chega ao Brasil bem num momento em que a questão do consumo é importante e, por isso, levará à chegada de rivais mais eficientes, com tecnologia híbrida nos próximos meses.
O modelo da GM tem bom espaço e preza pelo conforto, mas não se mostra dos mais práticos se ser manobrado em espaços apertados e logo o nome Equinox será associado nos EUA e em outros mercados ao novo SUV elétrico da marca Chevrolet, este sim bem de acordo com a nova ordem mundial.
Ficha técnica
Chevrolet Equinox Premier 2022
Preço: a partir de R$ 221.990
Motor: 1.5, quatro cilindros, turbo, gasolina
Potência (cv): 172 cv a 5.600 rpm
Torque (kgfm): 27,8 kgfm de 2.500 a 4.500 rpm
Transmissão: Automática, seis marchas, tração integral
Suspensão: Independente (dianteira) / multibraço (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 235/50 R19
Dimensões: 4,65 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,69 m (altura), 2,73 m (entre-eixos)
Tanque : 59 litros
Consumo: 9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada
0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Vel. Max: 196 km/h