Morre o jornalista Charles Marzanasco, ex-assessor de Senna e da Audi
Depois de uma heróica luta contra um mieloma múltiplo, o jornalista Charles Marzanasco Filho faleceu na manhã desta quinta-feira (16), aos 67 anos. Em sua brilhante carreira, Charlinho, como era conhecido carinhosamente no setor automotivo, chegou a ser assessor do piloto Ayrton Senna, entre 1987 e 1994 e da Audi do Brasil, durante 25 anos.
Incansável e brilhante, Marzanasco vinha desenvolvendo uma série de trabalhos ultimamente, como assessor de imprensa do piloto de Stock Car, Bruno Baptista, colunista de iG Carros , e do cavaleiro Doda Miranda. Recentemente, no final de abril último, ele chegou a ser um dos três finalistas do prêmio Os+ Admirados da Imprensa Automotiva.
Ele esteve presente no evento e foi homenageado e aplaudido de pé por todos. E aproveitou o momento para agradecer os colegas do setor com algumas palavras, dizendo: “eu já estou entre os três finalistas e pra mim já é uma honra muito grande. Encontrar todos vocês é emoção demais. Obrigado por tudo. Para todos vocês. Estou muito feliz!”.
Estive em algumas ocasiões ao lado do Charlinho em eventos dentro e fora do Brasil. E tenho na memória o quanto ele era dedicado e eficiente como assessor. Todos que trabalham no setor automotivo têm alguma história curiosa com ele, que acabou se tornando amigo de centenas de jornalistas e profissionais da área automotiva e de automobilismo.
Umas das passagens que lembro foi durante o Salão de Genebra (Suíça), em março de 2011, quando Charles estava ao lado do motorista do ônibus onde estavam os jornalistas para cobrir o evento.
Sempre pensando no bem estar e na segurança dos colegas, ele viu que estava difícil para estacionar o veículo próximo do local do evento e que havia o risco de todos se atrasarem e disparou, numa mistura de francês, com inglês e português: “gauche, gauche, stop aqui, stop aqui”. E o amigo motorista não hesitou. Parou o ônibus ali mesmo e todos desceram para trabalhar.
Admirava bastante seu esforço, mesmo debilitado, em deixar tudo perfeito na coluna do Bruno Baptista. Eram fotos, arquivos de áudio explicando detalhes e textos muito bem elaborados sobre as corridas e dos acontecimentos em relação ao jovem piloto.Não raro, Charles fazia questão de me ligar para passar ainda mais informações e oferecer ajuda para outras pautas.
O enterro de Charles Marzanasco Filho, que completaria 68 anos no próximo dia 25, será no Cemitério Morumby (Rua Deputado Laércio Corte, 468), a partir das 17h. . Vá em paz, meu amigo, e fique com Deus.