Search
Close this search box.

Carros elétricos e combustíveis alternativos têm avançado nos estudos

Compartilhe


Volvo Concept Recharge servirá como base para nova geração de modelos da Volvo
Divulgação

Volvo Concept Recharge servirá como base para nova geração de modelos da Volvo

Em busca de soluções alternativas ao do atual cenário que vive os combustíveis, com seus ‘altos e baixos’, a indústria de combustíveis cada vez mais tem se esforçado para inserir num futuro não muito distante respostas para a conturbada questão do futuro da mobilidade urbana.

Com o início da pandemia de COVID-19, o processo tem se intensifica até pela questão do comportamento das pessoas diante da atual situação e, sem dúvida, os veículos elétricos (VEs) e combustíveis alternativos importância significativa.

Um novo relatório do Boston Consulting Group (BCG), intitulado A New Era for Fuel Retailers, explora um cenário de varejo de combustíveis que está se desenvolvendo em um ritmo mais rápido do que o previsto, e as estratégias que os varejistas devem implementar para sobreviver e prosperar diante da ameaças do mercado.

Segundo o estudo, baseado em uma pesquisa com 33 executivos das 20 principais varejistas globais, operadoras com negócios robustos descobriram que as vendas nas lojas e as ofertas on-line durante a pandemia compensaram os declínios acentuados nos volumes de vendas de gasolina e diesel.

Gasolina sintética da Porsche será uma realidade que poderá abastecer qualquer modelo a combustão
Reprodução

Gasolina sintética da Porsche será uma realidade que poderá abastecer qualquer modelo a combustão

Mais recentemente, à medida que a incerteza e a volatilidade geopolíticas pressionaram o aumento dos preços do petróleo , muitos operadores perceberam que o varejo é uma questão de resiliência dos negócios. Assim, cerca de 70% dos principais players do setor planejam expandir sua rede nos próximos anos.

 “O atual contexto traz, ao mesmo tempo, desafios e oportunidades para os varejistas, que precisam se antecipar às tendências , considerando diferentes possibilidades e plataformas, enquanto realizam adaptações nas estruturas já existentes”, ressalta Fernando Lunardini, diretor executivo e sócio do BCG.

Principais tendências no cenário de varejo de combustível

TVS Célula de hidrogênio é outro item que tem estado em pauta quando o assunto é sustentabilidade
Divulgação

TVS Célula de hidrogênio é outro item que tem estado em pauta quando o assunto é sustentabilidade

Entre as principais tendências no cenário de varejo de combustível, nos últimos anos, destacam-se cinco tendências no setor como combustíveis alternativos não são mais opcionais, formatos de mobilidade avançada mudando os padrões de uso, a COVID-19 mudou o comportamento do consumidor, as tecnologias digitais estão expandindo as capacidades dos postos e a sustentabilidade está se enraizando.

Esses desenvolvimentos apontam para a necessidade de os varejistas de combustível se reorientarem: longe do combustível fóssil e em direção a alternativas, olhar menos para os veículos e mais para os clientes.

“É imprescindível que as lideranças entendam que o crescimento de VEs em todo o mundo e as discussões sobre sustentabilidade , além de combustíveis limpos, são um caminho sem volta, isso não apenas na indústria de óleo e gás, mas em diferentes mercados”, analisa Lunardini.

Ainda de acordo com o executivo, “aqueles que entenderem essa dinâmica mais rapidamente e se mobilizarem de maneiras criativas estarão aptos para sobreviver à nova realidade, que tende a ter muitas brechas positivas para as empresas.

Fonte: IG CARROS

Compartilhe!

PUBLICIDADE