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Sobe número de carregadores elétricos em São Paulo, diz estudo da Elev

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Infraestrutura para carregar carros elétricos está longe do ideal no Brasil, segundo relatório da Elev
Divulgação

Infraestrutura para carregar carros elétricos está longe do ideal no Brasil, segundo relatório da Elev

Carros eletrificados vêm se tornando cada vez mais presentes nas ruas brasileiras, e segundo um relatório da Elev, empresa especializada em soluções para o ecossistema de carros elétricos, a cidade de São Paulo registrou um aumento de 11% na quantidade de carregadores.

O levantamento considera os meses de junho e agosto, e após o aumento, a capital paulista conta com 445 carregadores elétricos . Mas apesar do pequeno crescimento de carregadores, a estrutura ainda é insuficiente.

“Tivemos um crescimento importante no número de postos na principal capital do país, a cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, o número ainda é baixo quando consideramos outras capitais do mundo, como é o caso de Oslo, na Noruega, onde os postos de gasolina estão se convertendo em eletropostos .” afirmou Ricardo David, sócio-fundador da Elev.

O número de novos carregadores não acompanha ainda o número de automóveis 100% elétricos vendidos, somente nos seis primeiros meses do ano, o crescimento do número de carros exclusivamente elétricos foi de 19%.

 “Por mais que tenhamos uma diminuição no valor dos combustíveis no último mês, essa diminuição não torna a gasolina e o diesel como algo que traz um custo benefício a longo prazo. Deste modo, cada vez mais pessoas vão migrar para os veículos híbridos e elétricos , aumentando cada vez mais a demanda por carregadores”, completou  Ricardo.

O Brasil atingiu a marca de 100 mil veículos eletrificados em circulação, e segundo o executivo, muitos consumidores em potencial não conhecem os benefícios da mobilidade elétrica a longo prazo, e isso se torna uma eventual barreira à adesão de elétricos.

A Tupinambá Energia é uma das empresas que trabalham com carregadores e soluções de mobilidade elétrica
Divulgação

A Tupinambá Energia é uma das empresas que trabalham com carregadores e soluções de mobilidade elétrica

“A manutenção está na ordem de 15% a 25% do valor gasto nos automóveis a combustão, e ainda há uma economia de cerca de 84%, em média, no valor de recarga em comparação aos carros movidos a combustíveis fósseis”. Acrescentou o especialista.

O executivo ainda afirma que o aumento da frota de carros elétricos não traria impactos negativos para a matriz energética do Brasil. Apesar do eventual aumento da demanda, o empresário afirma que a energia brasileira é suficiente para abastecer casas, industrias e também os automóveis. “A nossa matriz energética não sofreria com o aumento de carros elétricos, nem mesmo se eles avançassem para as nossas frotas de caminhões e o impacto ambiental seria mínimo, principalmente quando consideramos que a geração de energia em nosso país é majoritariamente limpa”, encerrou o especialista.

Apesar do número veículos eletrificados leves ter superado a marca simbólica das 100 mil unidades , o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Adalberto Maluf, afirma que ainda há muito a ser feito para os eletrificados no país:

“Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade , ou seja, de políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico”.

Fonte: IG CARROS

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