A Dacia atualizou recentemente toda a sua gama com o seu novo emblema, mas faltava uma pequena peça no puzzle: a variante voltada para transporte do Duster. O Dacia Duster Commercial, como é chamado no Reino Unido, fez sua estreia se beneficiando dos mesmos ajustes visuais da versão de passageiros recentemente renovada.
Esteticamente, a impressão que se tem é de que trata-se de um SUV convencional. Por fora, a única diferença com a versão de passageiros são os vidros traseiros escurecidos devido à aplicação de uma película opaca. Mas por dentro a “coisa” é diferente.
Dentro da cabine, não há bancos traseiros, substituídos por uma área de carga plana de madeira com um tratamento de superfície resistente e uma grade que separa a área dos passageiros da frente. O painel é idêntico ao da versão de passageiros, com o volante apresentando o novo emblema.
O espaço para bagagem tem capacidade de 1.623 litros, enquanto a carga útil é de até 503 kg . Segundo a Dacia, o comprimento da área de carga é de 1.792 mm, a largura é de 1.247 mm e a altura é de 917 mm. Há também uma tampa de carga removível, tapetes de borracha, olhais de fixação para prender a carga e uma roda sobressalente opcional.
O acabamento Essential básico vem de série com os DRLs de LED em forma de Y, barras de teto pretas, para-choques na cor da carroceria e um conjunto de rodas de aço de 16 polegadas. Já a topo de linha Expression adiciona rodas de liga leve de 16 polegadas, maçanetas da cor da carroceria e faróis de neblina.
Quanto aos opcionais, na Essential ganha ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, cruise control, Bluetooth e conectividade USB. A Expression possui a mais tela sensível ao toque de infoentretenimento de 8 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, câmera de visão traseira, duas portas USB, estofamento diferente, volante de couro, apoio de braço do motorista, além de banco do motorista regulável em altura com apoio lombar.
O Duster Commercial está disponível com três motores diferentes. O turboalimentado TCe 90 a gasolina de 1.0 litro de 90 cv acoplado a uma caixa de câmbio manual que envia potência ao eixo dianteiro.
Além deste, há o 1.3 TCe a gasolina com 150 cv é a única opção associada a uma caixa automática EDC, mas também é oferecido exclusivamente com tração dianteira. Por fim, o diesel 1.5 dCi mais adequado produz 113 cv e é oferecido em versões 4×2 e 4×4.
No Reino Unido, o modelo custa a partir de 13.995 libras esterlinas (R$ 89.700) para a gasolina e de 16.845 libras esterlinas (R$ 107.968) com as primeiras entregas previstas para o quarto trimestre do ano.
A Dacia já está trabalhando em um Duster de terceira geração, que deve chegar em 2024 por lá também.
Fonte: IG CARROS