Com a tendência de reaquecimento da economia — que, se tudo der certo, deverá manter a deflação e o superávit primário — o interesse dos comerciantes pelos veículos de transporte pode aumentar. Diante disso, achamos conveniente testar a Ford Transit Furgão, recente na sua linha 2023.
É oferecida no Brasil, por R$ 239.900, nas cores prata e branca. Além disso, o maior atrativo é que a Ford Transit Furgão pode ser conduzida por motoristas com a CNH de categoria B . De acordo com a marca, essa configuração é utilizada para o transporte de mercadorias, e-commerce e ambulância , o que corresponde a mais de 60% das aplicações.
São duas versões . O L2H3 tem comprimento médio, com volume de 10,7 m³ e capacidade de 1.222 kg. Já o L3H3 é a versão testada , com comprimento longo, com volume de 12,4 m³ e capacidade de 1.181 kg. Ambos contam com teto alto e são movidos pelo motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e 39,7 kgfm, por meio do câmbio manual de seis marchas, que move as rodas de trás.
Como se sai no dia-a-dia? A dirigibilidade da Ford Transit foi um ponto de destaque ainda nos primeiros segundos no banco do motorista. Para começar, é fácil encontrar uma posição de dirigir confortável graças aos ajustes do volante e do banco.
Apesar do cuidado com o seu tamanho, o campo de visão periférico é bem amplo e sua ergonomia lembra bastante a de um automóvel.
A leveza da direção elétrica também chamou atenção, principalmente em manobras. O bom raio de giro também mostra que, apesar do tamanho, a Transit pode ser facilmente encaixada nas vagas mais apertadas. O câmbio manual, de seis marchas, também merece elogios pelos engates curtos e a escalonagem.
Para auxiliar a dirigibilidade, o pacote de equipamentos ainda integra piloto automático adaptativo , assistente de permanência em faixa, controle eletrônico anticapotamento, assistente de frenagem autônoma e controle de estabilidade e tração.
O pacote de equipamentos da Ford Transit 2023 é generoso. Ela conta com estribo com acionamento elétrico, cluster parcialmente digital com tela de 4 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com conectividade Apple CarPlay e Android Auto e cinto de três pontos para todos os ocupantes.
Apesar da Transit ser um modelo de várias nacionalidades – montada no Uruguai com peças importadas da Turquia e Argentina – o centro de desenvolvimento da Ford no Brasil atuou para o refinamento do projeto. Com isso, o acerto da suspensão, que filtra bem as irregularidades do solo e não transmite buracos e texturas do asfalto às mãos do motorista.
O modelo está totalmente integrado ao aplicativo FordPass , por meio do qual o proprietário pode agendar revisões, acompanhar serviços e até mesmo ser notificado se algum componente crítico da van precisar de reparo urgente.
Conclusão
Depois dos nossos testes, vemos que a Ford Transit oferece um bom balanço entre preço, capacidades de carga (peso e volume) e ergonomia. O conjunto mecânico consegue utilizar bem a força gerada pelo motor e gera um desempenho que impressiona. Quando o furgão está vazio, acelera bem. Quando está cheio, pode se locomover sem grandes esforços.
Como é um veículo fácil de se adaptar ao volante , promete bastante atratividade para quem pensa em expandir os negócios. Ainda mais pelo fato de não exigir a habilitação do tipo “C”. Foi uma boa primeira impressão para veículos dessa categoria, para quem vos escreve.
Ficha Técnica
Ford Transit Furgão
Preço a partir de R$ 239.900
Motor: 2.0, turbodiesel, injeção direta, quatro cilindros
Potência: 170 cv a 3.500 rpm
Torque: 39,7 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão: Manual, seis marchas , tração traseira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Feixe de molas semielípticas (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 235/65 R16
Dimensões: 5,53 m (comprimento) / 2,06 m (largura) / 2,77 m (altura), 3,30 m (entre-eixos)
Tanque: 71 litros
Porta-malas: 10.700 litros
Consumo: 10 km/l (cidade) / 9,2 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 18 segundos
Velocidade máxima: 140 km/h
Fonte: IG CARROS