É sabido que os pneus são itens muito importantes e influenciam diretamente no controle , performance e conforto do veículo .
Porém, apesar de ser um item de extrema importância na segurança, é importante que alguns veículos necessitam de pneus sob medida. É o caso dos carros elétricos .
Segundo a tradicional fabricante alemã Continental , os pneus utilizados em carros elétricos possuem a mesma estrutura dos voltados aos modelos convencionais, mas os materiais, design e capacidade de carga são diferentes.
Por conta do peso extra das baterias , os pneus dos elétricos necessitam de reforços estruturais para conseguir absorver o peso maior e evitar o desgaste prematuro.
Os voltados à carros elétricos precisam trabalhar sob altos valores de potência e torque , e nesse caso, o torque é entregue de forma instantânea , colocando ainda mais pressão em cima deles.
Além disso, a autonomia é um fator quase que vital, então, os pneus precisam entregar baixos níveis de resistência ao rolamento para permitir um alcance mais longo, entretanto, não se pode negligenciar a aderência e absorção de impactos.
Outro obstáculo a ser superado está relacionado ao conforto do motorista, pois os pneus são grandes contribuintes nas emissões sonoras graças à sua “ressonância de cavidade”, que é o ruído causado pelo ar que preenche o espaço entre a parede do pneu e a roda.
Esse ar vibra quando o pneu está se em movimento e em contato com o solo e pode ser ouvido dentro do carro.
Astolfi ainda alerta o que pode acontecer caso o motorista de um veículo elétrico utilize um pneu fabricado para um veículo a combustão :
“Eles se desgastarão mais rápido em razão do peso extra. E essa decisão pode impactar na aderência de frenagem em razão do alto torque dos elétricos e na autonomia do veículo, sem mencionar o desconforto auditivo”, explica o gerente de assistência técnica da Continental Pneus Rafael Astolfi.
O torque de alguns carros elétricos é maior do que de alguns carros de competição, como o caso do Porsche Taycan Turbo S , que possui mais torque e potência que um 911 GT3 Cup , e pesa quase o dobro que o modelo de corrida , sem contar eventuais passageiros e bagagem .
Fonte: IG CARROS