Conteúdo produzido pelo contribuidor Ignacio Aglietti*
De acordo com os dados do mercado automotivo, houve uma queda de mais de 5% nas vendas este ano em relação ao mesmo período do ano passado. Depois das importantes quedas provocadas pela pandemia, o mercado de automóveis ainda não consegue ter números positivos, porém, é importante destacar que está melhorando mês a mês.
Mas, o valor médio não quer dizer que em todo o território nacional a situação seja a mesma. Em muitos estados os novos hábitos de circulação chegaram para ficar, e com isso provocaram mudanças no comportamento dos consumidores, tanto na aquisição de veículos zero quilômetro quanto na contratação de serviços relacionados, como os seguros de carros .
Em termos gerais, a maioria dos estados mostrou baixas na comercialização de automóveis na comparação anual até setembro. 93% dos estados mostraram quedas a partir de 6%, O Rio de Janeiro e o Amapá são os estados com maior redução, cerca de 28%.
Na contramão, entre janeiro e setembro deste ano, Minas Gerais mostrou um aumento de quase 10% nas vendas de veículos, enquanto que São Paulo superou os 5%.
Uma destacável mudança nos hábitos de compra é o fato de que os aumentos nas vendas são impulsados pelos clientes pessoa jurídica, especialmente locadoras. O que significa, que cada vez são mais as pessoas que estão preferindo alugar um carro antes que ter seu veículo próprio e assumir todos os gastos.
As compras de veículo, realizadas por cliente pessoas físicas estão em queda, a comparação anual aponta 21% menos que no mesmo período de 2021. Rio de Janeiro (32,7%), Roraima (31,3%), Amapá (30,3%) e Paraíba (30%) são os estados com maiores quedas registradas. Os demais estados apontam quedas de mais de 10%.
As altas registradas, que fazem com que a média não mostre uma queda tão importante é devido ao aumento das compras feitas por clientes pessoa jurídica. A média das compras realizadas por estes clientes teve uma alta de 18%.
São 14 estados que mostraram quedas na venda de veículos para PJ, as baixas vão desde 1,9% (Ceará e Rio Grande do Norte) até 43,8% (Tocantins). Os demais estados permaneceram sem variações (Amazonas) ou mostraram altas importantes, sendo São Paulo o estado mais destacado, pois o aumento nas vendas de veículos para pessoa jurídica mostrou uma alta de 78%.
Quais são os modelos mais vendidos no país?
A Fiat Strada e o Hyundai HB20 são os veículos mais comercializados no país, de acordo com a média. Porém, ao analisar o mercado em cada estado vemos que não é bem assim. Ao comparar o ranking, surpreende que o Hyundai HB20, que é o segundo carro mais vendido no país, não lidera as vendas em nenhum dos estados.
Cada estado mostra uma certa preferência, que muito está relacionada com suas atividades principais, por exemplo, os estados com forte atividade no setor agro mostram preferências por picapes de porte grande, como a Toyota Hilux .
Neste ano, os modelos mais procurados no mercado foram os SUV, 35,5% é a média nacional. São 20 os estados que optam por este tipo de carroceria. Rio de Janeiro encabeça a lista, com 47,2% das vendas, seguido por Santa Catarina, com 46,4%.
Mas, alguns estados mostram uma preferência por um modelo de veículo, outros por outros. Em segundo lugar, os mais procurados são os hatch pequenos com 26,8%, mais comercializados no Acre (25,5%), no Amazonas (31,4%), no Amapá (32,1%) e em Minas Gerais (36%).
Em terceiro lugar, estão as picapes, tanto as de porte médio quanto as de porte grande, com 9,8% da média nacional. E nos estados onde estão liderando, tem uma importante parte do mercado, em Tocantins tem 30,6%, enquanto que em Roraima, 28,1%.
As marcas mais comercializadas no País
Levando em conta que as preferências dos clientes em cada estado são diferentes, não podemos considerar que a lista de carros mais vendidos no país seja igual para todas as unidades federativas.
De acordo com os dados do mercado nacional, a Fiat Strada é o carro mais vendido atualmente, e isto se verifica em apenas 14 estados, principalmente no centro do país. Em segundo lugar temos o Chevrolet Onix como favorito em 5 estados (Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Pernambuco). Mas no ranking nacional este carro está em terceiro lugar entre os mais vendidos.
No Pará, em Tocantins e no Mato Grosso do Sul a favorita é a Toyota Hilux, que ocupa o 16° lugar na média nacional de carros mais comercializados. A Chevrolet Tracker está no 8° lugar da média nacional, mas é a líder em vendas no Sul, é o veículo mais comercializado no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina.
O T-Cross está em 7° lugar do ranking de mais vendidos no país, no entanto é o favorito do Distrito Federal. Algo parecido ocorre com o Volkswagen Gol, que está em 4° lugar na lista nacional, porém é o mais comprado em São Paulo; e com o Nissan Kicks, que está em primeiro lugar no Rio de Janeiro, mesmo estando na 19° posição entre os veículos mais comercializados no Brasil.
Com isso, podemos afirmar que a marca favorita dos brasileiros é a Fiat, pois a marca italiana ocupa o primeiro lugar em 21 estados. Na média nacional tem 22% do mercado. Compartilhando o pódio, está em segundo lugar a Chevrolet, com 14,6% do mercado; e muito próxima, em terceiro lugar com 13,1%, está a Volkswagen, que lidera no mercado paulista.
*O iG não produziu e não é responsável por este conteúdo
Fonte: IG CARROS